quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estas políticas e este governo têm de acabar!

MÉDIO TEJO - Há mais pórticos na A23… Em 2014, troços actualmente gratuitos vão ser pagos pelos automobilistas

Os troços que, actualmente, são gratuitos nas antigas scut (estradas sem custos para os utilizadores) vão deixar de o ser já em 2014. Tudo porque, nessa altura, será implementado o novo sistema de cobrança de portagens que está a ser desenvolvido pela «Estradas de Portugal» em conjunto com a «Via Verde» e a «Ascendi», esta última a concessionária da A13, que atravessa os concelhos de Tomar e Vila Nova da Barquinha.
Este novo modelo visa dotar as antigas scut com o sistema em vigor nas auto-estradas, ou seja, serão colocados pórticos em todos os nós de acesso das vias em causa. Assim sendo, as viagens gratuitas que estão em vigor para a passagem de pórticos não consecutivos irão acabar, assim como qualquer discriminação positiva. Resta saber como é que o Governo irá justificar os gastos nos actuais pórticos, que custaram aos cidadãos a módica quantia de 130 milhões de euros. E, na passagem para o futuro modelo, estas estruturas não vão ser aproveitadas uma vez que serão substituídas por novas, que terão apenas uma câmara. Como referimos, a A23, que passa pelo Médio Tejo, é a via escolhida para testar o futuro sistema, de tal forma que já foram instalados pórticos na região, precisamente em Torres Novas e no Entroncamento.
Movimento de Utentes reage - Quem não tardou a reagir a estas notícias foi o Movimento de Utentes que, num comunicado enviado para a redacção da Hertz, refere que «mais uns milhares de utentes vão deixar de circular em troços da A23», questionando, ainda, sobre a responsabilidade «pelo aumento da insegurança e pela deterioração das condições ambientais». Para além desta dúvida, ficam várias perguntas do Movimento, que pretende saber «quem vai suportar a manutenção das vias secundárias e urbanas?», «quem vai ser responsabilizado pela compra dos sistemas instalados? Quem ganhou e está a ganhar com o pagamento de portagens?», «quanto é que vai render a instalação de dispositivos em todos os veículos?», sendo que os autarcas do Médio Tejo também são visados e desafiados pelo Movimento de Utentes a esclarecerem qual a respectiva posição sobre esta medida que atenta «contra a mobilidade das populações».

2013-06-19 15:34:03

Sem comentários:

Enviar um comentário