sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cuidados de saúde mais longe!

As populações têm toda a razão

População da Bemposta teme perda da farmácia para Abrantes 

A população da freguesia da Bemposta não vê com bons olhos o pedido de transferência da Farmácia Torres, da Bemposta, para Alferrarede, na periferia de Abrantes.
Dizem que não podem ficar sem a farmácia na freguesia porque depois não têm transporte para se dirigirem à farmácia mais próxima, em Rossio ao Sul do Tejo, que fica a cerca de 12 quilómetros de distância.

Francisco Rosa, 78 anos, recorda a O MIRANTE que a aldeia já tem farmácia há mais de 70 anos e contesta o possível retrocesso. “Eles dizem que vêm cá trazer os medicamentos, mas isso não é suficiente”, salienta, dizendo que caso a farmácia feche deixa de ter possibilidades de ir à mais próxima porque não tem transporte.

Também Maria Adelina Valamatos, com 91 anos, mas ainda cheia de energia, partilha da mesma opinião. “Se a farmácia for embora, ficamos sem nada e não é justo. Não tenho transporte, nem tenho ninguém que me possa levar ou ir buscar medicamentos à farmácia mais próxima”.

Nota do MUSP NACIONAL



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

sábado, 15 de fevereiro de 2014

"... um insulto, uma ameaça..."

A privatização da água!
«AEP/PPA:
Ciclo de Seminários ÁguaGlobal
- Internacionalização do setor portugues da Água, fevereiro e março de 2014
Em 11.02.2014
O Setor da Água é um mercado em franca expansão. Num mundo crescentemente complexo e volátil, o desenvolvimento do setor da água nas diferentes regiões do globo assenta na compreensão de que enfrentamos problemas comuns, embora com prioridades de intervenção diferentes e abordagens moldadas pelos diversos contextos. Contudo, todas as estratégias visam o mesmo objetivo: disponibilizar água para todos os usos, de forma sustentável, a preço razoável, gerida por um sistema socialmente justo de modo a contribuir para o crescimento económico e social mundial, preservando os valores ambientais.
Durante os meses de fevereiro e março a AEP – Associação Empresarial de Portugal, em Parceria com a PPA- Parceria Portuguesa para a Água, vai realizar três ciclos de seminários no âmbito do Projeto “Internacionalização do Setor Português da Água – ÁguaGlobal”.
Este projeto tem como objetivo dar a conhecer as dimensões do mercado da Água na Argélia, Marrocos, Croácia, Sérvia, Polónia, Brasil, Angola e Moçambique, bem como os instrumentos financeiros ao dispor do setor e a sua estratégia a médio e longo prazo. Este projeto aborda também as potencialidades do setor Português da Água e identifica oportunidades para as empresas e entidades que operam neste setor.
No 1º ciclo serão abordados os mercados da Água da Argélia e de Marrocos bem como os Instrumentos Financeiros ao dispor do setor Português da Água:
·       Sessão  de 11 Fevereiro - (14h30: 17h30) - Coimbra, Águas do mondego (ETA da Boavista) – programa aqui;
·       Sessão de 12 Fevereiro - (14h30 : 17h30) - Évora, Águas do Centro Alentejo (ETAR de Évora) – programa aqui;
·       Sessão de 13 Fevereiro - (14h30: 17h30) -  Guimarães, Águas do Noroeste – programa aqui.
No 2º ciclo serão abordados os mercados da Água na Croácia, Sérvia e Polónia bem como a Caracterização das Potencialidades do Setor da Água:
·       Sessão de 25 Fevereiro - (14h30-17h30) - Vila Nova de Gaia, Águas do Douro e Paiva (ETA de Lever) – programa aqui;
·       Sessão de 26 Fevereiro - (14h30-17h30) -  Leiria (Coimbrões), Auditório da ETAR Norte – programa aqui;
·       Sessão de 27 Fevereiro - (14h30-17h30) - Portalegre (local a definir) – programa aqui.
No 3º ciclo (18, 19 e 20 de março, locais a definir) serão abordados os mercados da Água de Angola, Brasil, Moçambique bem como a Perspetiva Estratégica para o Setor a Médio Longo Prazo.
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória. Inscreva-se aqui
Para informações adicionais sobre o
Poderá ainda contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Gabinete de Projectos Especiais
Tel: 22 998 15 00 Fax: 22 998 17 71 ou através do E-mail projetos.especiais@aeportugal.com
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Página: Email: projetos.especiais@aeportugal.com»

isto é mais que um susto,
uma ameaça, 
um atentado!
Pode dar lucro? Privatize-se!
Não dá lucro? Ou se extermina 
ou, se necessário,
o Estado - nós!- cobre os prejuízos
com excedente como lucro privado.
Sobre a água,
porque não o exemplo do Uruguai, 
em que foi a tentativa
 de privatização da água
que despoletou a viragem democrática?!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

14 de Fevereiro, em SANTARÉM


AUDIÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS DA SAÚDE NO DISTRITO DE SANTARÉM
     CONVITE
Num momento em que se agravam as condições de acesso aos cuidados de saúde, resultado da opção deliberada que visa a destruição do Serviço Nacional de Saúde, importa fazer uma avaliação mais global da situação e um debate alargado sobre estas matérias.
Nesse sentido, o Grupo Parlamentar e a Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, decidiram promover uma audição sobre os problemas da saúde no distrito de Santarém.
A referida audição, na qual gostaríamos de contar com a sua presença, realiza-se no dia 14 de Fevereiro, Sexta-Feira, às 21,30h, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

E lá estivemos!

1 de Fevereiro, em SANTARÉM