quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
domingo, 27 de dezembro de 2020
OPINIÃO: Défice demográfico
Margarida Botelho
Foram conhecidos na semana passada os dados provisórios do número de bebés nascidos em Portugal este ano. Até final de novembro, tinham feito o teste do pezinho menos 2340 bebés do que em igual período do ano passado, num total de 76.474 testes. Não sendo dados finais, dão uma indicação muito preocupante.
No Congresso, identificámos o défice demográfico como um dos grandes constrangimentos ao desenvolvimento do país. 2014 foi o ano em que nasceram menos bebés em Portugal desde que há registos, pouco mais de 82 mil. De então para cá, embora com oscilações, tem havido uma recuperação ligeira, que os dados deste ano parecem comprometer.
Todos os estudos conhecidos sobre natalidade mostram que os portugueses em idade fértil gostariam de ter mais filhos do que na realidade têm. Desemprego, precariedade, baixos salários, custos elevados com habitação, transportes, creches ou saúde são aspectos que as famílias naturalmente pesam antes de ter filhos – ou mais filhos. Todos os estudos mostram igualmente uma descida da natalidade nos períodos de crise económica e social, de incerteza e falta de confiança. Não é preciso ser bruxo para ver que o clima de medo gerado pela epidemia, a par do desemprego e da quebra de rendimentos que está a atingir o País, não são propriamente o ambiente mais propício para uma subida da natalidade.
Para que o défice demográfico não se agrave mais nos próximos anos, é preciso agir agora, com políticas que defendam e criem emprego, aumentem salários, garantam os direitos das crianças, criem uma rede pública de creches e assegurem vagas para todas as crianças no pré-escolar. Não assegurar essas medidas agora cava mais fundo o défice demográfico do País.
sábado, 26 de dezembro de 2020
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
domingo, 20 de dezembro de 2020
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
domingo, 6 de dezembro de 2020
Desde sempre as Comissões de Utentes defenderam serviços públicos de proximidade e qualidade!
CARRINHA DO CIDADÃO (em Abrantes)
Novos postos de atendimento
No sentido de aproximar, cada vez mais, os serviços aos cidadãos e tendo em conta também o contexto atual da situação de pandemia que o país atravessa, o Município de Abrantes coloca à disposição dos cidadãos mais locais de atendimento presencial, onde os cidadãos poderão ter acesso a alguns serviços da autarquia, de uma forma mais desconcentrada. A Carrinha do Cidadão que vai percorrer as aldeias do concelho de Abrantes onde os cidadãos vão ter acesso a vários serviços na área da saúde, da ação social, apoio administrativo e agora também o acesso ao serviço de atendimento do Município. As Piscinas Municipais de Abrantes com um novo espaço de atendimento. Estes dois novos postos de atendimento presencial vão complementar os já existentes e que se mantêm, nomeadamente no Município (na Praça Raimundo Soares), na Loja de Cidadão (Rua Nossa Senhora da Conceição), que carecem de marcação prévia (através dos números 241330212 e 241330213). Para além do atendimento presencial, o Município disponibilizada ainda os serviços online, em https://abrantes360.cm-abrantes.pt/, e através da App Abrantes 360 que deverão ser privilegiados, sempre que possível, e o atendimento telefónico, através dos números 241330212 e 241330213.
A Carrinha de Cidadão, que decorre de um projeto do Orçamento Participativo, é uma unidade móvel, que presta apoio às populações, no acesso a serviços básicos sobre diversos aspetos da vida diária, nas vertentes da saúde (prevenção básica); da ação social (recolha de receitas e entrega de medicamentos ou informação e encaminhamento de processos) e apoio administrativo da relação do cidadão com a administração local e central e agora também no acesso ao serviço de atendimento da câmara municipal. | A par com o atendimento móvel da Câmara Municipal de Abrantes, na Carrinha do Cidadão são disponibilizados serviços na área da saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados Continuados de Abrantes, nomeadamente: - Avaliação da Tensão Arterial; - Avaliação da saturação periférica; - Avaliação do risco da diabetes tipo II; -Informação sobre medidas de prevenção da COVID-19; conviver com a diabetes; prevenção de quedas; importância da vacinação; cuidados com o frio; gestão do regime terapêutico, entre outras. Na Carrinha do Cidadão pode ainda encontrar apoio na resolução de assuntos disponíveis online, como por exemplo: - Preenchimento de requerimentos e formulários; - Encaminhamento para apoios sociais; - Finanças (IRS/IMT/IUC); - Renovação/Alteração do Cartão de Cidadão; - Renovação da Carta de Condução e serviços IMT; - Esclarecimentos nas mais diversas áreas e outros serviços online disponíveis. - Apoio no registo e na utilização da plataforma Abrantes 360 (serviços online) e da APP 360
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira das 8:00 horas às 14:00 horas e das 16:30 horas às 22:30 horas e ao sábado das 8:00 horas às 19:30 horas. Encerra aos domingos.
|