As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal realizaram no dia 11/12/2023 uma vigília junto ao Hospital Garcia de Orta que contou com a participação de largas dezenas de utentes do SNS.
Estes exigem a adoção de medidas imediatas que assegurem o acesso pleno às Urgências do HGO e o funcionamento permanente de Pediatria, que atualmente encerram em período noturno (das 20:00h às 08:00h), e obstetrícia, fecham às 8h00m de sexta-feira e reabrem na segunda-feira às 8h00m, sem que se perspetive a curto prazo, por parte do Ministério da Saúde, a resolução do problema.
O HGO serve as populações de dois Concelhos - Almada e Seixal, no total de 343.793 habitantes. Diariamente chegam relatos às Comissões, por utentes, que estão horas intermináveis à espera de uma consulta nas Urgências e/ou Grávidas em elevado estado de ansiedade face à incerteza do local de parto.
Nos centros de saúde não há urgência de pediatria, os utentes são obrigados a deslocarem-se aos Hospitais de Lisboa, que atualmente também se deparam com este problema.
As Comissões de Utentes de Almada e Seixal estão profundamente preocupadas com esta questão, com os ataques reiterados ao SNS, e reclamam mais e melhores condições de trabalho para os profissionais de Saúde. O SNS é basilar no garante do Direito Universal à Saúde, para todos!
Para resolver os problemas com que se deparam os utentes de Almada e Seixal, é imperativa a construção de um novo Hospital no Seixal, que venha aliviar o serviço em Almada, um maior investimento nos Cuidados de Saúde Primários e a contratação de profissionais de Saúde com melhores condições.
Sem comentários:
Enviar um comentário