domingo, 3 de agosto de 2025

UTENTES em defesa dos serviços públicos (97) - ESTUÁRIO TEJO

 

 

Saúde continua sob forte ataque!

As Organizações de Utentes do Estuário do Tejo exortam os utentes a não se resignarem perante esta avalanche de medidas e de acontecimentos negativos nas nossas unidades de Saúde!

No dia 26 de Julho de 2024 uma delegação destas Organizações de Utentes esteve no Gabinete do Primeiro Ministro a entregar uma Moção e um Abaixo-assinado de milhares de Utentes do Estuário do Tejo denunciando a situação vivida nas nossas Unidades de Saúde, apontando soluções viáveis e urgentes. Fomos recebidos pela assessora do Gabinete, Drª Eugénia Gamboa, prometendo-nos que em Julho de 2025, já a situação seria muito diferente para melhor. Diferente de facto é, mas para pior.

O número de Utentes sem médico de família (USMF) aumentou, a falta de médicos continua ou agravou-se nas mesmas unidades, os problemas com as instalações começam agora a ser resolvidos pelas Câmaras nalgumas localidades, noutras continuam a degradar-se; o atendimento por Vídeo-conferência, podendo ser justificável nalgumas situações não o é noutras, ainda menos definitivamente; as Urgências nos Centros de Saúde onde existem ficaram condicionadas por um encaminhamento pela Saúde 24, com tempos de espera incompatíveis com situações emergentes; as Urgências Hospitalares com encerramentos nas especialidades de pediatria e Obstetrícia; os serviços degradaram-se com tempos de espera para consulta e exames incompatíveis com a legislação.

Algumas situações melhoraram, mercê de esforços conjugados dos utentes e alguns autarcas sobre o ministério e a Direcção da ULS ET: o quadro de médicos da USF de Vialonga foi reposto mas continuam 2.500 USMF da freguesia; a oferta de Saúde Oral em algumas unidades; a contratação de alguns médicos e enfermeiros, insuficientes para as necessidades crescentes.

Só as lutas conjugadas e coordenadas das organizações de utentes com os autarcas que defendem o estipulado na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Serviço Nacional de Saúde, poderá permitir recuperar este Serviço Público Vital para os níveis de atendimento e oferta que já foram, e são, possíveis.

É preciso que ninguém se resigne perante esta avalanche!

É possível uma manutenção da saúde, com acompanhamento preventivo de proximidade, dando tranquilidade às populações!

Em Unidade, coragem e luta tudo é possível! Junta-te a nós, vem defender o SNS!

Organizações de Utentes do Estuário do Tejo, 2 Agosto de 2025



Sem comentários:

Enviar um comentário