De acordo com o Portal do SNS, a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estará encerrada a partir de hoje até, pelo menos, 13 de Agosto (o Portal não apresenta dados para além dessa data).
É mais um período de stress para as grávidas dos concelhos de Almada e do Seixal, sem saberem para onde são encaminhadas quando chegar a hora, se chegarão a tempo à maternidade ou se irão parir dentro de uma ambulância, algures.
Não é uma situação nova, mas que se agrava de dia para dia, em especial no período estival, quando existem menos recursos humanos disponíveis.
A atual debilidade do SNS na resposta a estas e outras situações, são a consequência de uma política de desmantelamento deste serviço público, levada a cabo há vários anos pelos governos do PS e do PSD (com ou sem CDS, e agora com o Chega e IL). O objetivo é claro: colocar o SNS na dependência dos privados, eximindo o Estado das suas obrigações constitucionais.
A recusa em negociar de forma séria com as estruturas realmente representativas dos profissionais, nomeadamente médicos e enfermeiros, na recuperação do poder de compra e dos direitos que lhes foram sonegados a pretexto da troika, reduzir drasticamente as suas condições de trabalho e desinvestir na renovação de instalações e equipamentos, são alguns dos motivos que têm levado ao êxodo destes trabalhadores para o setor privado ou para a emigração.
Onde o Ministério da Saúde encontrou resistências à sua política desmanteladora, as administrações foram substituídas por outras da sua confiança, apenas por questões ideológicas e de obediência. Na maioria dos casos, contra a vontade dos profissionais, utentes e autarquias afetas a essas unidades.
Este é o caminho escolhido pelo Governo, mas que está a encontrar, e irá continuar a encontrar, a resistência dos utentes.
Gerir sem ter em conta a opinião e o diálogo com aqueles a quem os serviços se destinam, os utentes, não é inteligente. É sinónimo de soberba e arrogância.
VIVA O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE.

Sem comentários:
Enviar um comentário