A Comissão de Utentes da ULS de Braga denunciou a falta de medicamentos na farmácia ambulatória do Hospital de Braga.
A comissão manifestou “profunda preocupação perante a falta prolongada de medicamentos essenciais na farmácia hospitalar”.
De acordo com a Comissão de Utentes, esta situação mantém-se “há mais de três meses e afeta doentes especiais que deles necessitam de toma diária e de terapêutica contínua”.
“Esta carência tem provocado grande desorientação e ansiedade entre os utentes, muitos dos quais se veem obrigados a interromper tratamentos ou procurar alternativas noutros hospitais. Apesar das recentes declarações da Sra. Ministra da Saúde de que ‘não há falta de medicamentos nem de verbas’, a realidade vivida pelos doentes da ULS de Braga contradiz esta afirmação”, lamenta José Manuel Lobato, da Comissão de Utentes da ULS de Braga.
A Comissão de Utentes da Unidade Local de Saúde de Braga está a exigir um esclarecimento público e urgente por parte da Administração da ULS de Braga sobre as causas concretas destas faltas; a indicação de prazos reais para reposição dos medicamentos em falta; a comunicação clara e direta aos doentes afetados, garantindo alternativas terapêuticas e seguras; e a intervenção imediata do INFARMED e do Ministério da Saúde para garantir o normal abastecimento.
A Comissão de Utentes da ULS de Braga referiu ainda que continuará “a acompanhar a situação, recolhendo testemunhos e informações junto dos utentes, e reserva-se o direito de promover ações públicas se o problema persistir”.
Sem comentários:
Enviar um comentário