terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Todas as lutas contam (315) - MADEIRA

Comissão de Utentes vai protestar contra aumento do preço dos transportes

Actualizado em 30 de Dezembro 2012, às 13:08Graça

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos da Madeira (CUTPRAM) promete começar o ano com protestos contra o anunciado aumento dos preços dos transportes. Os novos valores representam uma subida de quase 2% e entram em vigor no dia 1 de Janeiro.

Agostinho Santos, da CUTPRAM, garante que apesar da actualização de preços ser "irrisória" vai merecer a contestação pública.

"A Comissão de Utentes está a estudar a situação e certamente que, em Janeiro, no ínicio do próximo ano, iremos reunir a comissão e avançar com medidas de reinvindicação e de luta contra este aumento que apesar de ser irrisório tem impacto, numa altura em que as populações estão a atravessar um momento particularmente difícil em termos de rendimentos, tendo efeito nos rendimentos familiares", explicou o dirigente que estranha ainda que os aumentos tenham sido decididos sem qualquer anúncio público. "É um aumento despropositado, tendo em conta que ainda há cerca de 10 meses atrás, verificou-se um brutal aumento de 15% no valor dos transportes públicos e agora com mais estes aumentos, numa altura em que tudo aumenta, os preços, os custos e os rendimentos baixam", considera Agostinho Santos. "Não se justifica este aumento, que se quer impôr aos cidadãos, ainda para mais um aumento que é imposto de forma completamente às escondidas, à revelia das populações. Não se abordou muito isto, as pessoas não têm conhecimento a não ser quando vão carregar os bilhetes e os passes", sublinha.

Andar de autocarro na Madeira vai ficar mais caro a partir de 1 de Janeiro. Os passes sociais e os bilhetes pré-comprados aumentam o preço em 1,87%.

No que diz respeito à empresa Horários do Funchal, no que diz respeito à HF, todas as tarifas aumentam, com excepção do preço do bilhete de bordo, que não sofre alterações e continua a custar 1,90. O mesmo acontece com o bilhete pré-comprado criança, que mantém-se nos 0,70 cêntimos.

No que toca aos transportes interurbanos, que incluem a Rodoeste, Autocarros de São Gonçalo, Caniço e SAM, também há aumentos. Os passes vão encarecer em média 1,87% e os bilhetes de bordo passam a custar mais cinco cêntimos.

O Presidente da Horários do Funchal, Alejandro Gonçalves, justifica este aumento do preço dos transportes públicos com as obrigações impostas pelo Plano de Ajustamento Económico e Financeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário