sábado, 26 de janeiro de 2013

Todas as lutas contam (326) - SCUTS

Portagens: Utentes preparam dia nacional de luta para Fevereiro

Portagens: Utentes preparam dia nacional de luta para Fevereiro

As comissões de utentes das antigas SCUT (vias sem custo para o utilizador) anunciaram hoje a realização, durante o mês de fevereiro, de um dia nacional de luta contra as portagens.

A informação foi avançada após uma reunião que juntou, em Viana do Castelo, os representantes das várias comissões de utentes do norte para analisarem a possibilidade de introdução de novas portagens.
A marcação deste protesto nacional, envolvendo ainda as comissões de utentes do interior e do Algarve, deverá ser oficializada num encontro nacional agendado para o próximo sábado, em Aveiro.
"Esse dia nacional de luta contra as portagens deverá acontecer até fevereiro e desde já fazemos um apelo a todos os autarcas, empresários, eleitos e representantes políticos para se associarem", afirmou José Rui Ferreira, porta-voz das comissões de utentes do norte.
Os utentes da concessões Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata afirmam que a possibilidade de introdução de mais portagens, a avançar, "agravará uma situação já de si muito preocupante" na região.
"Só acrescentaria mais crise à crise", defendeu.
Por isso mesmo, e perante quebras em determinadas áreas de negócio que ultrapassam os 50 por cento (%), e que justificam com a introdução de portagens, os utentes reclamam a realização de um estudo "sério e independente" às consequências da cobrança instituída nas antigas SCUT do norte em outubro de 2010.
Recorde-se que os deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho anunciaram sexta-feira, após reunião com o secretário de Estado dos Transportes, que o Governo não pretende avançar com novas portagens enquanto não houver um "novo modelo" para as antigas SCUT.
"O Governo não defende a aplicação de novos pórticos enquanto não houver um novo modelo para as antigas SCUT, nomeadamente ao nível dos pórticos. É uma conclusão que nos satisfaz", disse hoje à agência Lusa o deputado do PSD Eduardo Teixeira, um dos três eleitos pelo partido por Viana do Castelo que reuniram com Sérgio Monteiro.
Contudo, o anúncio não convence os utentes: "Vemos essas declarações com redobradas preocupações. Se o Governo queria esclarecer alguma coisa era dizer que aquilo não corresponde a nada e que não vão ser introduzidas novas portagens, o que não foi dito, pelo contrário", sublinhou José Rui Ferreira.
Em cima da mesa está a possibilidade de instalação de 15 novos pórticos de cobrança de portagens, cinco dos quais no distrito de Viana do Castelo, conforme documento enviado pelo Governo à 'troika' no final de 2012.
No Alto Minho são os casos da A28, entre Viana e Caminha (com dois pórticos), e da A27, entre Viana e Ponte de Lima (com três pórticos). Somam-se mais dois pórticos previstos para a A28 - já portajada desde 2010 -, que liga Viana do Castelo ao Porto, mas fora do distrito.
"Não foi por acaso que a reunião se realizou em Viana do Castelo", rematou José Rui Ferreira.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário