sábado, 9 de fevereiro de 2013

Torres Novas/Lapas: uma certa "paisagem lunar"

Crateras acentuam-se no Inverno e no Verão a poeira incomoda
Lapas: moradores já só pedem regularização do pavimento da rua do Alto das Pedreiras
O acesso a Lapas pela rua do Alto das Pedreiras representa um verdadeiro tormento, seja de carro, de jipe, a pé ou de mota. No Inverno, com a chuva, os buracos da estrada ganham maior dimensão e a via praticamente fica intransitável. Há dez anos que os moradores lutam para que o problema seja ultrapassado e o melhor que têm conseguido é fazer com que a autarquia tape os buracos, algo que já não acontece há mais de meio ano, garantem.
A imagem demonstra bem o tormento que é passar na rua do Alto das Pedreiras, seja de carro, de jipe, a pé ou de mota. No Inverno, com a chuva, os buracos da estrada ganham maior dimensão e aquela via urbana praticamente fica intransitável.
Há dez anos que os moradores lutam para que o problema seja ultrapassado e o melhor que têm conseguido é fazer com que a autarquia tape os buracos, algo que já não acontece há mais de meio ano, garantem. ”Desde então para cá não conseguimos circular”, refere um utilizador daquela rua.
A mesma fonte adianta que os moradores estão ”fartos de promessas”, e lamentam o estado lastimável a que chegaram as condições da estrada. ”Ao longo de 10 anos têm sido feitas promessas que nunca foram cumpridas. Chegou a ser lançado concurso com adjudicação da obra, que não se chegou a realizar”, notou.
Reconhecendo as dificuldades económicas actuais, os moradores já só pedem a regularização do paviment ”Só pedimos um pavimento provisório para que as viaturas possam circular. Mais nada”, diz Rui Santos, em nome da comissão para pavimentação da rua do Alto das Pedreiras.
O responsável lembra que um grupo de utentes de Lapas apresentou já essa proposta à câmara, numa reunião do executivo, presidida por Pedro Ferreira. ”Todos os elementos da vereação presentes concordaram com a proposta. Só não avançou porque quando o presidente soube da proposta não concordou”, adianta.
A mesma fonte recordou ainda o último alerta lançado pelo presidente da junta de freguesia de Lapas, numa assembleia municipal de Dezembro, intervenção que dizem ter caído em saco roto.
Os moradores, que lamentam ainda que este problema não seja prioritário para a câmara, prometem articular formas de luta no caso de a pavimentação, nem que se seja a provisória, não chegar ao Alto das Pedreiras.


Por:  (in O Torrejano)
Élio Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário