APROVEITAR TODAS AS POTENCIALIDADES
DAS ESTRUTURAS DO SNS
- também nos Meios Complementares de Diagnóstico -
Quando dos trabalhos para a instalação da actual Unidade Local de Saúde do Médio Tejo - ULSMT -, (que veio juntar os Centros de Saúdes/ACES e as 3 unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo), a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo aproveitou a oportunidade para enviar uma listagem de objectivos que deveriam ser levados em conta na actividade da ULSMT, com vista ao reforço da prestação de cuidados de saúde de proximidade e qualidade.
Um desses objectivos era o da internalização de um conjunto de cuidados que até agora têm sido feitos quase em exclusivo nas entidades convencionadas e a ULSMT tem capacidade de os fazer. No caso concreto da Análises Clinicas, é uma área em que muito se pode fazer para comodidade dos utentes, poupança de recursos e utilização dos meios disponíveis na ULSMT.
Lembramos que o recurso a serviços externos, por exemplo na imagiologia, trouxe despesas acrescidas ao SNS e gastos e sacrifícios aos utentes durante anos. A instalação de TAC e Ressonância Magnética nas Unidades Hospitalares do Médio Tejo, foi um ganho evidente para a população.
Perante a opção do Conselho de Administração da ULSMT de um dia por semana, nas instalações de saúde dos concelhos do Médio Tejo onde não há unidades hospitalares, poder fazer recolhas para análises clínicas, veio a ANL - Associação Nacional de Laboratórios - contestar tal decisão.
A contestação é feita na base de algumas inverdades e, na prática, recusando um dos seus principais princípios invocados, o direito de escolha do utente. Como em muitos outros campos, há entidades que usam dois pesos e duas medidas, conforme as situações são ou não para seu benefício. No caso concreto, querem limitar a direito de escolha do utente que pretenda, com comodidade e todas as garantias de segurança, efectuar análises clínicas no seu Centro de Saúde...
O reforço do SNS tem de ser feito no respeito pela facilidade de acesso dos utentes a cuidados de saúde. Também nos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Apoiamos a decisão do CA da ULSMT, relativamente às análises clínicas nos Centros de Saúde e apelamos a que seja dada continuidade à internalização de muitos mais cuidados de saúde que continuam a ser prestados por entidades externas.
Sem comentários:
Enviar um comentário