domingo, 22 de fevereiro de 2026

MÉDIO TEJO: Reunião Comissão Utentes, 4 março

 


Dia de recordar o poeta Joaquim Pessoa no seu 78° aniversário (22 de Fevereiro de 1948 - 17 de Abril de 2023)

 


Nos Teus Gestos
.
Nos teus gestos há animais em liberdade
e o brilho doce que só têm as cerejas.
É neles que adormeço, e dos teus dedos
retiro a luz azul dos arquipélagos.
Os teus gestos são letras, sílabas, poemas.
Os teus gestos são páginas inteiras. São
a tua boca a namorar na minha boca,
o cio dos séculos a saudar o tempo.
São os teus gestos que me acordam. Gestos
que vestem o silêncio fundo das ravinas
e assinalam a água dos desertos.
Os teus gestos são música. São lume.
São a respiração do teu olhar. A seara
de espigas que ondula no meu corpo.

TOMAR – Comunicações continuam sem corresponder às necessidades em Além da Ribeira e Pedreira.

 https://radiohertz.pt/tomar-comunicacoes-continuam-sem-corresponder-as-necessidades-em-alem-da-ribeira-e-pedreira-espero-que-as-operadoras-tenham-isso-em-consideracao-na-faturacao-adverte-jorge-graca/


TOMAR – Comunicações continuam sem corresponder às necessidades em Além da Ribeira e Pedreira. «Espero que as operadoras tenham isso em consideração na faturação», adverte Jorge Graça

A freguesia de Além da Ribeira e Pedreira não tem escapado a alguns constrangimentos relativamente ao funcionamento dos geradores que, ainda hoje, garantem o fornecimento de energia elétrica a parte considerável daquele território do concelho de Tomar. Estão ali colocados seis equipamentos, sendo que, recentemente, houve registo para avarias precisamente em metade, algo que se traduziu em falhas de luz em algumas aldeias. No entanto, estão em causa problemas pontuais, rapidamente ultrapassados para que a população possa, aos poucos, regressar à necessária e desejada normalidade. ...

Utentes em defesa dos serviços públicos (25) - ALMADA

 Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul

Este Sábado, 21 de fevereiro, estivemos no Mercado da Charneca de Caparica a recolher assinaturas para o abaixo-assinado do MUSP - Movimento de utentes de serviços públicos: Por Mais e Melhores Serviços Públicos - Cumprir a Constituição da República.
Esta é uma iniciativa das Comissões de Utentes em defesa dos Serviços Públicos, pela dotação de meios humanos e materiais tantas vezes deficitários nestes serviços, colocando em risco a sua prestação e os direitos dos utentes.


Torres Novas: CARRO ARDE nas portagens da A1

 

A1
Carro a arder nas portagens de Torres Novas sentido Lisboa Torres Novas



sábado, 21 de fevereiro de 2026

Pela PAZ!

 




Infraestruturas no MÉDIO TEJO e distrito... TALVEZ em 2034 !!!???

in "ECO"   

PTRR - Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência

Governo quer aprovar versão final do PTRR no início de abril

Programa com três frases

Montenegro avançou que o programa, assente em três pilares, será dividido em três fases:

  • De curto prazo: até ao fim de 2026 (recuperação das pessoas e empresas);
  • De médio prazo: fim da legislatura, até 2029;
  • De longo prazo: próxima legislatura e até 2034, que coincide com o horizonte do próximo quadro financeiro plurianual.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::  ... e na semana passada:

ACREDITAM? Acreditam que dentro de um ano as reparações estão feitas??!! Apenas, mais promessas...

in Expresso 13.2.2026

NOTA das CMTACREDITAM? Acreditam que dentro de um ano as reparações estão feitas??!! Apenas, mais promessas... Ao longo dos anos centenas/milhares de anúncios/promessas foram feitos +por governos, autarquias, grandes empresas (com condições socioeconómicas bem melhores) e  os projectos ficaram no fundo das gavetas quando não foram para o caixote do lixo... veja-se na região do Médio Tejo, as promessas de novas travessias do Tejo, novas vias rodoviárias estruturais, médicos de família para todos, despoluição do Nabão, valorização do património, ... ).



Nunca se é velho para ocupar lugares de prestígio!!!!

 




“Queremos a nossa freguesia”: Vale das Mós mobiliza população pela desagregação

 https://mediotejo.net/queremos-a-nossa-freguesia-vale-das-mos-mobiliza-populacao-pela-desagregacao-c-audio/


Cerca de uma centena de habitantes concentraram-se na sexta-feira em Vale das Mós, Abrantes, para exigir a reposição da freguesia e contestar a proposta de realização de um referendo. A iniciativa culminou com a aprovação unânime de uma moção e com a palavra de ordem repetida em coro: “Queremos a nossa freguesia!”

A concentração, convocada pelo Grupo de Apoio à Criação da Freguesia de Vale das Mós, marcou a primeira ação pública de mobilização desde que a Assembleia da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, no concelho de Abrantes, admitiu submeter a desagregação a referendo.
..........

OURÉM – Ainda há cerca de 500 habitações sem eletricidade desde 28 de Janeiro

 


OURÉM – Ainda há cerca de 500 habitações sem eletricidade desde 28 de Janeiro

Aumentos salariais na ÁGUAS DE PORTUGAL

 


Os sindicatos indicam que o acordo "apesar de ficar aquém do necessário para repor o poder de compra", a atualização "representa uma valorização salarial que já não se verificava há anos".

ULS sem contratos programa para 2026?

 


As unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a assegurar assistência à população ‘em duodécimos’, na prática, sem saberem quais são as metas para este ano. Os termos de contratualização entregues no ano passado ainda não foram aprovados pelo Governo. É a primeira vez que isto acontece, e os administradores receiam que seja intencional, para adiar ou esconder por mais algum tempo.

Solidariedade dos trabalhadores da empresa pública IRLANDESA de energia...

 


Grupo de trabalhadores da empresa pública irlandesa de energia e outras subcontratadas que pediram aos seus funcionários voluntários para ajudar com a reparação da tempestade em Portugal.

SARDOAL: 𝗟𝗼𝗷𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼 𝗨𝗺𝗮 𝗱𝗲́𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗮𝗼 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼

 



𝗟𝗼𝗷𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼
𝗨𝗺𝗮 𝗱𝗲́𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗮𝗼 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼

A Loja do Cidadão de Sardoal comemorou hoje, 18 de fevereiro, o seu 10.º aniversário numa cerimónia simbólica que contou com a presença do Eng. Manuel Dias, Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública e Presidente da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE).
A sessão comemorativa reuniu autarcas, representantes de entidades parceiras, colaboradores e vários cidadãos que ao longo da última década têm recorrido aos serviços ali disponibilizados.
A celebração terminou com um momento simbólico de bolo de aniversário e convívio entre os presentes, assinalando uma década de proximidade e dedicação ao serviço público em Sardoal.
Inaugurada com o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, a Loja do Cidadão de Sardoal tem desempenhado um papel fundamental na simplificação de processos administrativos, permitindo aos munícipes tratar de diversos assuntos num único espaço.
Ao longo de uma década, os serviços presentes de forma permanente na Loja do Cidadão de Sardoal realizaram mais de 155 mil atendimentos. Atualmente prestam atendimento presencial, neste espaço, a Tejo Ambiente –E.I.M. SA, a Autoridade Tributária e Alfandegária, o Instituto Segurança Social, o Instituto Emprego e Formação Profissional e a Associação Comercial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei. O edifício alberga ainda o Arquivo Municipal e o Arquivo Histórico Municipal Luís Manuel Gonçalves.

Bombeiros de Constância e ULS Médio Tejo fecham acordo após década de litígio

 https://healthnews.pt/2026/02/21/bombeiros-de-constancia-e-uls-medio-tejo-fecham-acordo-apos-decada-de-litigio/?fbclid=IwY2xjawQGh91leHRuA2FlbQIxMQBicmlkETB0R2pLRkhkcjF3TWVLZHRJc3J0YwZhcHBfaWQQMjIyMDM5MTc4ODIwMDg5MgABHj4L-C4TcdItjtxT9PrMzUv7eURQKoKCaSnwixs_qewZ8IvsVvqiAPm-7XHJ_aem_ioF_K0tyVGmdZh9nMOP1ow

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância anunciou hoje um acordo judicial com a ULS do Médio Tejo, colocando fim a um diferendo de quase dez anos que arrastava a corporação para a insolvência e asfixiava financeiramente a instituição ...

TORRES NOVAS: Tribunal decidiu: Farmácia Central vai mesmo para a Avenida 8 de Julho e ALCOROCHEL continua com farmácia

Com o contributo activo da CUSMT, ALCOROCHEL vai continuar a ter farmácia

"... a velha farmácia Central, localizada à entrada na rua Direita de São Pedro, vai finalmente mudar-se para a avenida 8 de Julho, depois de oito anos a batalhar com a Câmara e os seus serviços de urbanismo, aliados acérrimos de uma das partes por razões nunca justificadas ou entendíveis." (in JT)

Data do cartaz 17ago2019

Numa Unidade de Saúde da ULS ARRÁBIDA

 


𝗦𝗮𝗶𝗯𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗔𝗰𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗩𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗮𝗿 𝗖𝗲𝗿𝗲𝗯𝗿𝗮𝗹. AVC


𝗦𝗮𝗶𝗯𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗔𝗰𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗩𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗮𝗿 𝗖𝗲𝗿𝗲𝗯𝗿𝗮𝗹.
O AVC é uma das principais causas de morte em Portugal, e a principal causa de sequelas e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.
🆘
Em caso de falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar, ligue de imediato o Número Europeu de Emergência: 112.

Sobre SEGURANÇA PÚBLICA ...


O crime, o criminoso e a investigação sofisticaram-se. No final do século passado, Portugal chegou a ter quase 400 homicídios num só ano, o último Relatório de Segurança Interna dá conta de 89. “Surto de violência? Esqueçam isso”, diz Carlos Ademar Fonseca, da PJ.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

FERROVIA: a linha da BEIRA BAIXA continua suspensa... no MÉDIO TEJO ...

No MÉDIO TEJO só se pode ir de comboio do ENTRONCAMENTO para ABRANTES e vice-versa



A Linha da Beira Baixa continua suspensa, realizando-se apenas comboios Regionais entre Castelo Branco e Guarda e entre Entroncamento e Abrantes. No troço da linha que percorre o concelho de Gavião, junto aos túneis do Outeiro, ocorreu um desabamento crítico.

TOMAR: Hosp Tomar / RECOLHA SANGUE sábado, 21 fev

 


20 fev - Dia Mundial da JUSTIÇA SOCIAL

 



TOMAR: opinião

 


PREVENÇÃO MAIS FUTURO.

Ninguém tem culpa das catástrofes. Elas irão acontecendo ao longo dos tempos. Mas, devemos estar prevenidos.
As construções de habitações e estradas terão que ter um estudo pormenorizado sobre a qualidade dos terrenos para se saber como se vai construir e os meios materiais a serem aplicados.
Quanto aos rios: para prevenir as inundações, e aqui em Tomar, na base das obras realizadas nos últimos anos, o rio Nabão, praticamente não transbordou. Mesmo assim, obras a serem feitas, é a limpeza e afundar mais o leito pelo meio do rio. Outras obras a fazer: entre o Açude de Pedra e o Hotel dos Templários, era fazer uma bacia para a acumulação das águas, como foi feita no Flecheiro. Havendo também ao longo do rio reservatórios para armazenar milhões de litros de água que iriam ser utilizadas em tempos de secas.
Com estas obras não mais irão haver cheias dentro da cidade e também as estradas do Concelho, deixam de ser inundadas.
(António Manuel Faria Freitas)

Queremos a PAZ não a guerra!

 



"Encheram a terra de fronteiras,...
carregaram o céu de bandeiras,...
mas só há duas nações, a dos vivos e dos mortos" 
Mia Couto

TORRES NOVAS: a dinâmica do associativismo torrejano

 RIACHOS + MARRUAS


8 março / Concerto 142º aniversário Soc Velha Filarmónica Riachense





Nas CLINÍCAS e HOSPITAIS PRIVADOS trabalhadores exigem ser valorizados

 


Torres Novas: ACIDENTE GRAVE no cruzamento rua / variante BOM AMOR

 SEXTA, 20fev, 11 horas

TRÂNSITO MUITO CONDICIONADO

NOTA da CUSPTN: Há anos que a Comissão de Utentes defende uma rotunda ou intervenção qualificada neste cruzamento

Ligeiro que ia virar à esquerda, não respeitou o STOP, camião semi-reboque que vinha de norte embateu no ligeiro (que foi para a sucata) e despistou-se a seguir à ponte ... Não há informação de ter havido danos pessoais graves...


Decorrem trabalhos (provavelmente muito demorados) para retirar o pesado do talude entre a Variante e a Ribeira do Alvorão...



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Esteve (quase) 15 dias sem luz devido à tempestade, mas fatura foi quatro vezes superior ao habitual

 https://sicnoticias.pt/pais/2026-02-19-video-esteve--quase--15-dias-sem-luz-devido-a-tempestade-mas-fatura-foi-quatro-vezes-superior-ao-habitual-5b82c338?fbclid=IwY2xjawQEJ_tleHRuA2FlbQIxMABicmlkETB4Q21FRkQzYUtLdEJ5WnBRc3J0YwZhcHBfaWQQMjIyMDM5MTc4ODIwMDg5MgABHhPRb4MODkwAPEYE0kYI5oOqfg_S50EkNkAkQVaAvPb0CL7fHtDTYQRpipED_aem_gMCTaaK1S_z8hfnRvsGDWw#Echobox=1771519716

Esteve (quase) 15 dias sem luz devido à tempestade, mas fatura foi quatro vezes superior ao habitual


Depois da tempestade Kristin, os moradores de Vieira de Leiria estiveram quase 15 dias sem luz. Reposta a energia, começaram a chegar as faturas e, num caso reportado à SIC, a estimativa de consumo foi quatro vezes superior ao habitual.

“Estou estupefacto, não consigo perceber. Até aceitava que tivessem estimado uma percentagem, mas esse valor é exorbitante, não há justificação”, conta à SIC Paulo Almeida.

Na fatura da luz que Paulo recebeu da Endesa, foi estimado um consumo de 184 quilowatts para o período entre 29 de janeiro e 10 de fevereiro, dias em que esteve sem luz.

“Nos outros 17 dias, o consumo real foi de 45 quilowatts. Durante um terço do tempo, estimaram quatro vezes mais”, sublinha Paulo.

Paulo ainda não conseguiu contactar a Endesa porque continua sem rede. A SIC tentou falar com a empresa, mas não obteve resposta.

Cerca de 6.500 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam pelas 07:00 desta quinta-feira sem energia elétrica.

Dezoito pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.

A propósito de CAIXAS MULTIBANCO e a sua localização...

 



No hipermercado E.Leclerc, no ENTRONCAMENTO, havia pelo menos 3 CAIXAS MULTIBANCO, por sinal bastante utilizadas, NÃO ESTÁ LÁ NENHUMA.