domingo, 9 de julho de 2023

Por este Portugal fora... (178) - Barreiro

 A comissão de utentes dos serviços públicos do Barreiro participou no dia 8 de julho numa sessão pública organizada pelo Partido Ecologista "Os Verdes" sobre o Serviço Nacional de Saúde, no âmbito do seu Roteiro Ecologista.

A mesa foi composta por José Luís Ferreira, membro da Comissão Executiva do PEV e eleito na Assembleia Municipal do Barreiro, Antonieta Fortunato, representante da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, e Filomena Vitorino, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.
Durante a sessão uma questao que é partilhada por todos é o facto do negócio da saúde continuar a crescer à medida que os serviços públicos são encerrados. Os lucros dos hospitais privados aumentam à custa do orçamento de Estado que devia estar a financiar o Serviço Nacional de Saúde.
No Barreiro mais de 20 mil utentes continua sem os serviços públicos de saúde de proximidade e de prevenção. Há muito por fazer como a contratação de mais médicos enfermeiros e outros profissionais de saúde. A extensão de saúde em Coina continua à espera de ser reaberta. A construção do centro de saúde no Alto do Seixalinho também é uma promessa que se aguarda a sua construção.
Foi partilhado que continuam condições laborais pouco atractivas que levam ao afastamento dos trabalhadores da saúde necessários ao normal funcionamento dos centros de saúde e hospitais, o que acaba por degradar o Serviço Nacional de Saúde e a qualidade de vida da população do Barreiro.
Continua se a recorrer a empresas privadas para colmatar as necessidades do CHBM e do centro de saúde.
É urgente e necessario um maior investimento no SNS com uma melhor organização dos serviços e mais profissionais de saúde.
A saúde é um direito!


Sem comentários:

Enviar um comentário