sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Opinião: CRECHE PARA PATRÔES

 Creche para patrões

Margarida Botelho

Co­meçou a ser cons­truída em Braga uma creche «ino­va­dora»: aberta 24 horas, 7 dias por se­mana, sem fé­rias. Terá 85 bebés dos 0 aos 3 anos, re­sulta de uma par­ceria entre uma IPSS, a Câ­mara, a Co­missão de Tra­ba­lha­dores do Hos­pital e as ad­mi­nis­tra­ções do Hos­pital e da Uni­ver­si­dade, com fi­nan­ci­a­mento do PRR e aber­tura pre­vista para Se­tembro de 2024.

A «ino­vação» não é total. A por­taria que o Go­verno pu­blicou em Julho, com o ale­gado ob­jec­tivo de alargar o nú­mero de vagas em creche – pondo mais dois bebés em cada sala, com o mesmo nú­mero de pro­fis­si­o­nais e a uti­li­zação de con­ten­tores – já prevê que as cre­ches fun­ci­onem em ho­rário noc­turno.

Quase me­tade dos tra­ba­lha­dores em Por­tugal tra­balha por turnos, à noite, ao fim de se­mana, ou em ho­rá­rios que com­binam todos estes. Muitos têm fi­lhos pe­quenos. Ser mãe ou pai quando se tra­balha com ho­rá­rios deste tipo é um quebra ca­beças, fonte de an­gústia per­ma­nente. Não ad­mira que al­guns olhem com sim­patia para uma creche deste tipo.

Mas há per­guntas que têm de ser feitas, para lá de de­sen­rascar o ime­diato ou ver opor­tu­ni­dades de ne­gócio. Uma creche noc­turna é boa para as cri­anças? É sau­dável e dá se­gu­rança mudar as ro­tinas de dormir con­so­ante a ro­tação dos ho­rá­rios dos pais? Se os bebés dormem na creche en­quanto os pais tra­ba­lham, onde ficam nas horas em que os pais des­cansam de­pois de sair do tra­balho? Noutra creche? Quantas horas? Ou não é su­posto os pais dor­mirem? Quando fi­zerem 3 anos e já não pu­derem fre­quentar esta creche, dormem onde? Num pré-es­colar noc­turno? Numa EB 1,2,3 por turnos? Qual é a idade acei­tável para deixar cri­anças so­zi­nhas em casa du­rante a noite en­quanto se tra­balha? E os fi­lhos dos tra­ba­lha­dores das cre­ches noc­turnas, vão para o tra­balho dos pais, ou para outra creche noc­turna?

Po­díamos con­ti­nuar este exer­cício, porque des­re­gular os ho­rá­rios de tra­balho é uma bola de neve. Podem chamar «ino­vação» a pôr cri­anças a viver ao ritmo dos ho­rá­rios dos pais. Mas não é. Ino­vador é com­bater os ho­rá­rios sel­va­gens, re­duzir o ho­rário de tra­balho, res­peitar os di­reitos de ma­ter­ni­dade e pa­ter­ni­dade. Ter cre­ches para cri­anças e não para pa­trões.

Sem comentários:

Enviar um comentário