domingo, 21 de junho de 2026

21 junho - Dia Europeu da MÚSICA

 


A importância da música na sociedade

A música acompanha a humanidade desde os tempos mais antigos e desempenha um papel fundamental na cultura, na educação e no bem-estar das pessoas.

Além do entretenimento, a música contribui para:

  • Estimular a criatividade e a expressão artística;
  • Promover o convívio social e o diálogo entre culturas;
  • Preservar tradições e património cultural;
  • Favorecer o bem-estar emocional e mental;
  • Incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

Por isso, o Dia Europeu da Música celebra não apenas os músicos, mas também o valor da música enquanto património comum da humanidade.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

PACOTE LABORAL REJEITADO... A luta dos trabalhadores e das populações, RESULTOU!

PACOTE LABORAL REJEITADO... 

A luta dos trabalhadores e das populações, RESULTOU!

Telecomunicações: ... e a MEO quer mandar embora mais 1200 trabalhadores (2)

 

ATÉ PARECE QUE JÁ REPARARAM TODAS AS INFRAESTRUTURAS
- em Outeiro Grande/ 
T NOVAS, 5 meses depois da tempestade -


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Esqueça ter o TELEMÓVEL na mão enquanto conduz

 https://pplware.sapo.pt/motores/esqueca-ter-o-telemovel-na-mao-enquanto-conduz/


Esqueça ter o telemóvel na mão enquanto conduz

Ser multado nunca é uma boa sensação. Primeiro porque pode haver um valor associado a pagar e uma sanção acessória. Uma multa por ser "apanhado" ao telemóvel é grave e pesada. Além disso ter o telemóvel na mão enquanto conduz aumenta o risco de acidente.

Todos nós sabemos que o uso de telemóvel é proibido durante a condução. Mas não é só o telemóvel...

De acordo com o Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada.

  1. É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
  2. Excetuam-se do número anterior:
    1. Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
    2. Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
  3. É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Tipos de infrações quando usa equipamentos enquanto conduz

  • Utilização do telemóvel para falar: segurar o telemóvel ao ouvido enquanto conduz constitui uma contraordenação grave;
  • Envio de mensagens de texto: neste caso, normalmente o condutor tem de fazer o manuseamento de forma continuada do equipamento que requer também atenção visual e cognitiva.
  • Mexer no telemóvel: qualquer ação que envolva mexer no telemóvel, mesmo que por instantes, como verificar notificações, é considerada também uma infração;
  • Atividades de utilização do telemóvel em marcha: se usar o telemóvel para outras ações que não sejam ligar para alguém também é considerada uma infração, pois além de aumentar a distração do condutor e o risco de acidentes, o condutor tem de fazer o manuseamento contínuo do equipamento.

Multa ao telemóvel: gravidade e coima

Em Portugal, o uso de telemóvel enquanto se conduz é considerado uma infração grave. As multas e penalizações podem variar dependendo da gravidade da infração.

  • Multa: O uso de telemóvel sem dispositivo de mãos-livres pode resultar numa multa entre €250 e €1.250.
  • Pontos na carta: além da multa monetária, esta infração resulta na perda de 3 pontos na carta de condução.
  • Situações específicas: se o condutor estiver envolvido num acidente enquanto utiliza o telemóvel, as penalizações podem ser mais severas.
  • Equipamento permitido: É permitido o uso de dispositivos de mãos-livres, como sistemas Bluetooth, desde que o condutor não tenha que manusear o telemóvel durante a condução.

As autoridades têm vindo a reforçar a fiscalização, especialmente em áreas urbanas e em vias com maior tráfego, para reduzir acidentes causados por distração ao volante.

Usar o telemóvel enquanto conduz continua a ser uma das principais causas de distração ao volante. Apesar dos avisos constantes e das multas previstas na lei, muitos condutores continuam a pegar no smartphone para responder a mensagens, consultar notificações ou até fazer chamadas.




Em 18 junho, frente à Assemb República, CONTRA O PACOTE LABORAL!

 


Pela PAZ!

 


MÉDIO TEJO: reunião Comissão Utentes, 24 junho 2026

 


quarta-feira, 17 de junho de 2026

"MAPA VERDE", facilitar o licenciamento e/ou os negócios??!!

Do que se conhece, a vontade das autarquias e das populações dificilmente vai ser respeitada...



Alguns LARES de IDOSOS, um grande problema humano... que GRANDE TRISTEZA!

 


in JN 17junho2026



terça-feira, 16 de junho de 2026

Em ÁRGEA/Torres Novas, como em todos os processos reivindicativos...

Em ÁRGEA/Torres Novas, como em todos os processos reivindicativos...



domingo, 14 de junho de 2026

SEGURANÇA SOCIAL: Sra ministra, porque não começa por recuperar os 13,3 mil milhões...???!!!

O total de dívidas de terceiros à Segurança Social ultrapassa os 13,3 mil milhões de euros, um valor que engloba tanto contribuintes singulares como empresas. Grande parte deste montante está associado a dívidas em execução fiscal. 

E no dia 19 junho - trabalhadores da saúde em greve

 


14 junho - Dia Mundial DADOR DE SANGUE

 


18 junho - em Lisboa contra o PACOTE LABORAL

 


sábado, 13 de junho de 2026

BENAVENTE: SAÚDE 24 / SAP Benavente

 


13 junho - Dia Mundial do RITMO CARDÍACO

 E ... como se houvesse cardiologistas suficientes no SNS!!?

"O seu coração tem um ritmo. E cuidar dele faz toda a diferença. Tenha atenção a sinais, como palpitações, tonturas, falta de ar ou sensação de desmaio, e procure aconselhamento profissional sempre que necessário."



TORRES NOVAS e ...: "A bem do PIVETE para todos", uns estão instalados, outros querem vir!!!

 


A "COMPONATURA" está instalada junta à Estrada da Sapeira, a "GAZDATERRA" quer instalar-se junto a ÀRGEA/CASAL SENTISTA...

INSTALEM-SE LONGE DAS ZONAS HABITACIONAIS OU COM ACTIVIDADES HUMANAS!
As populações merecem viver em ambientes saudáveis!

Divulgado por:

terça-feira, 9 de junho de 2026

TN / ÁRGEA: abaixo-assinado em distribuição em muitos locais até 15junho

 




Fotos da Reunião da/com a população de ÁRGEA em 8junho2026, em que foram aprovadas próximas propostas de acção e um claro
NÃO À UNIDADE DE BIOMETANO
em ÁRGEA e na Região Médio Tejo