Diariamente, a farmácia hospitalar da 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨 (𝐔𝐋𝐒 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨) distribui 15 mil unidades de medicamentos, destinadas a utentes hospitalizados, em tratamento de dia ou em ambulatório.
Carla Oliveira, Diretora do Serviço de Farmácia da ULS Médio Tejo, revelou no mais recente 𝐞𝐩𝐢𝐬𝐨́𝐝𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐜𝐚𝐬𝐭 "𝐇𝐚𝐣𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞" que o custo dos medicamentos para os utentes em 2024 foi de 19 milhões de euros. Este valor representa a segunda maior despesa orçamental da ULS Médio Tejo.
De medicamentos comuns como o Paracetamol a fármacos biológicos avançados, todos os doentes têm acesso aos tratamentos adequados. "O que damos a um damos a outro. Todos têm acesso", garante a Diretora do Serviço de Farmácia.
Nesta entrevista, Carla Oliveira destaca que o acesso equitativo à medicação é uma das conquistas mais importantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Neste episódio do “Haja Saúde”, somos levados a uma visita guiada aos bastidores deste serviço essencial à prestação de cuidados de saúde.
O 21º do Podcast "Haja Saúde" da ULS Médio Tejo está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, nas plataformas habituais. Pode aceder aqui: https://www.chmt.min-saude.pt/haja-saude-podcast/
Sem comentários:
Enviar um comentário