domingo, 13 de abril de 2025

UTENTES em defesa dos serviços públicos (54) - AVEIRO

 https://www.diarioaveiro.pt/2025/04/12/automobilistas-buzinaram-ontem-contra-portagens/

 

AUTOMOBILISTAS BUZINARAM ONTEM (SEXTA) CONTRA PORTAGENS

Um buzinão alterou ao final da tarde de ontem a rotina sonora da Av. Europa, particularmente na rotunda de acesso à Renault de Caica e imediações, uma ação promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Púbicos de Aveiro (MUSP) pelo fim das portagens na A25, A17 e A29. No caso da A25, com cerca de 200 quilómetros de extensão, 13 ainda são portajados, estando em causa três pórticos, concretamente, o que cobram 30 cêntimos, entre Esgueira e Aveiro Nascente; 45 cêntimos entre o Estádio e Angeja e 15 cêntimos entre Angeja e Albergaria.
São entradas e saídas da cidade de Aveiro através da A25 que muitos evitam para não pagarem as portagens, e por isso, «todo o transito é canalizado para estradas nacionais e municipais, com menor segurança e qualidade além de que a sua manutenção fica mais onerosa», disse aos jornalistas António Nabais, elemento do MUSP, no fim do protesto.
Numa via de grande tráfego, principalmente, na hora de ponta e numa sexta-feira, o trãnsito é intenso nesta via que se estende desde Cacia, nas imediações da Navigator, a Verdemilho, no extremo oposto da Av Europa.
António Nabais não valoriza as promessas mais recentes de eliminação das portagens uma vez que durante 13 anos houve protesto e «os partidos diziam que iam resolver, que era injusto, que era absurdo e ridículo, mas só ao fim desses anos o Parlamento aboliu as portagens e, mesmo assim, ainda deixaram aqui três pórticos».

Sem comentários:

Enviar um comentário