quarta-feira, 24 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE Apenas mais um sintoma da grave crise social que se vive em Portugal

Tuberculose: Portugal tem “incidência intermédia” da doença

O ano passado, Portugal registou uma diminuição de 8% no número de casos, mas continua a ser o País da União Europeia a registar o maior número de situações.

De acordo com a Direcção-geral da Saúde, o nosso país registou o ano passado 2756 casos, o que revela uma incidência de 24 casos por cada 100 mil habitantes e que coloca Portugal entre os países de incidência intermédia.

Ainda assim, Fonseca Antunes, responsável da Direcção-geral de Saúde pelo programa de luta contra a Tuberculose, diz que Portugal tem vindo a apresentar indicadores sólidos que apontam para uma melhoria. No entanto, a tuberculose continua a ser um problema de saúde pública e que exige redobrada atenção pelo facto de continuar a transmitir-se entre pessoas sem factores de risco.

O Dia Mundial da Tuberculose assinala-se para lembrar as 4 500 mortes diárias devido à doença.
Índia, China e Indonésia, são os 3 países mais afectados, numa lista onde a África do Sul, aparece em quinto lugar e a Rússia em 11º.

Fonseca Antunes diz que a Europa e África são os continentes com mais problemas na luta contra a doença.

Jorge Sampaio, enviado especial da ONU para a luta contra a Tuberculose, destaca a diminuição da doença, mas lembra que os números ainda colocam Portugal entre os países de incidência intermédia. O ex-Presidente da República pede mais recursos e melhor coordenação na luta contra a doença.

No nosso país, a incidência da doença tem vindo a diminuir de forma sustentada nos últimos 20 anos. Apesar da estratégia de combate à doença estar a resultar, os progressos registados estão longe de ser suficientes para se poder falar da erradicação da tuberculose.

A Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, sublinha a necessidade do trabalho em parceria para se poder enfrentar os problemas de doentes com problemas sociais.

Para assinalar o Dia Mundial da Tuberculose, a Direcção-geral de Saúde apresentou esta manhã à Ministra da Saúde um estudo sobre a doença em Portugal.
No final, a ministra Ana Jorge disse ser necessário continuar a reforçar a luta contra a tuberculose para colocar Portugal entre os países com baixa incidência da doença.

No nosso país, o concelho do Porto é o que apresenta um maior número de casos, logo seguido de Setúbal e Lisboa.
Pessoas sem-abrigo, portadores de sida e toxicodependentes, são os grupos mais vulneráveis que explicam em parte o facto da tuberculose se revelar mais nos centros urbanos.

De acordo com a Direcção-geral da Saúde, Portugal é mesmo o país da União Europeia com maior prevalência da sida em doentes com tuberculose.

in "RR"

Sem comentários:

Enviar um comentário