quarta-feira, 8 de maio de 2013

Todas as lutas contam (361) - LISBOA

Reformados manifestam-se em frente ao Ministério da Solidariedade contra corte nas pensões

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) concentra-se hoje em frente ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, para contestar os “cortes brutais” nas reformas.
 
MARIO CRUZ/LUSA
MARIO CRUZ/LUSA
 
A manifestação, que decorre paralelamente em Setúbal, Beja, Évora, Coimbra e no Porto, ocorre no dia em que as reformas deverão ser pagas e os idosos “vão verificar os cortes brutais nas suas pensões”, disse à agência Lusa o presidente do MURPI.
Casimiro Menezes sublinhou a “necessidade de sinalizar esse dia, como um dia de protesto contra as medidas de Governo que empobrecem cada vez mais os reformados, pensionistas e idosos e criam mais dificuldades no seu dia-a-dia”.
Estas dificuldades refletem-se no acesso aos cuidados de saúde, na mobilidade dos idosos, devido ao corte no subsídio do transporte, na “falta de qualquer tipo de apoio social e também na retirada de pequenos complementos solidários, que tentavam reduzir a intensidade da pobreza entre os idosos”, adiantou.
O MURPI tem recebido várias queixas, a maioria relacionada com a “sobrevivência alimentar de muitos idosos, que recorrem aos bancos alimentares e à sopa dos pobres, e com a saúde”.
“Muitos idosos ficaram sem isenção das taxas moderadoras e sofreram uma redução na comparticipação dos medicamentos, tendo de gastar mais dinheiro para adquirir os medicamentos, o que leva muitos deles a desistirem de os comprar”, sustentou o presidente da confederação.
Por outro lado, a falta de vigilância nas consultas “agrava a situação de vida e de saúde dos idosos”, 80% dos quais sofrem de doenças crónicas.
Durante o protesto, os reformados vão entregar uma carta aberta dirigida ao ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, em que afirmam que, ao “fim de uma longa carreira contributiva” merecem, “justamente, o direito à reforma e a uma pensão digna”.
Na carta, apelam ainda à tomada de “medidas urgentes para combater esta calamidade social”, nomeadamente a reposição dos rendimentos retirados pelas medidas orçamentais, a atualização dos valores das pensões, a abolição das taxas moderadoras, a reposição de 50% de desconto nos passes sociais aos reformados e a “revogação urgente da lei do arrendamento urbano e da legislação complementar”.
O MURPI estima que participem na mobilização “entre três a cinco dezenas de pessoas”.
“Sabemos das dificuldades que os idosos e muitos reformados têm em deslocar-se para o centro de Lisboa, porque os transportes são caros e não têm passes sociais”, comentou Casimiro Menezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário