domingo, 12 de março de 2023

Por este Portugal fora... (95) - Seixal

COMISSÃO DE UTENTES LANÇA ABAIXO-ASSINADO
PELO DIREITO À SAÚDE:
QUEREMOS MÉDICOS E ENFERMEIROS DE FAMÍLIA!
No Concelho do Seixal existem 172.239 utentes inscritos nos Centros de Saúde, sendo que, destes, 36.239 não têm médico e enfermeiro de família (um em cada cinco utentes!), situação agravada nos últimos anos pela ausência de contratação de profissionais em número suficiente. Mesmo os utentes com equipa de família aguardam meses por uma consulta.
Mas a limitação do acesso a cuidados de saúde no Concelho do Seixal não se restringe somente à ausência de equipa de família. Esta limitação é transversal a várias áreas de cuidados e de especialidades clínicas, como Psicologia, Nutrição, Estomatologia, Terapia da Fala, entre outras.
Por seu lado, o Hospital Garcia de Orta, encontra-se sobrelotado, com elevados, perigosos e desumanos tempos de espera nas urgências, nas consultas externas e na realização de exames complementares de diagnóstico.
As carreiras e condições remuneratórias dos profissionais do SNS estão há vários anos congeladas o que, aliado à crónica falta de investimento dos governos, leva a que o SNS não consiga fixar estes trabalhadores nem atrair novos para suprir as necessidades de assistência clínica às populações.
Por isso e, na ausência de medidas governativas que invertam esta situação, a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal decidiu lançar um abaixo-assinado, dirigido ao Governo e ao Senhor Presidente da República, que estará à disposição da população em diversos locais, exigindo a construção do Hospital do Seixal, há muito prometido e anunciado, e a contratação de recursos humanos e técnicos suficientes, que tornem o SNS mais atrativo para os profissionais, atuais e futuros, e garantam aos utentes o acesso a cuidados de saúde diferenciados e de qualidade, conforme direito consignado na Constituição da República Portuguesa.
Seixal, 12 de março de 2023

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal 



Sem comentários:

Enviar um comentário