terça-feira, 14 de março de 2023

Por este Portugal fora... (96) - Barreiro

 

🛑 A decisão pelo encerramento de várias urgências pediátricas, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente a do Centro Hospitalar de Setúbal, por parte da denominada Direcção Executiva do SNS, merece a mais forte contestação por parte da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro. Não nos permite descansar saber que um serviço tão importante encerra noutros lugares, ainda que o nosso permaneça, porque sabemos como estas decisões funcionam, e não têm funcionado com base nos interesses e necessidades das populações. Pelo contrário.
O caminho deve ser o de reforço do Serviço Nacional de Saúde, da valorização dos seus profissionais, de investimento nos meios técnicos e materiais, e não o seu desmantelamento, encerramento e privatização. Precisamos de um Serviço Nacional de Saúde que responda às necessidades da população, que seja o garante do nosso acesso aos cuidados de saúde, de todos e a todas as horas. Se se encerram serviços, sobrecarregam-se outros e dificulta-se o acesso da população aos cuidados de saúde, não há alternativa.
O desmantelamento do SNS, quer em cuidados de saúde primários, quer em serviços hospitalares, tem tido e continuará a ter, por parte da CUSP, forte protesto e luta. Foi isso que fizemos na última vigília contra o encerramento das Urgências Pediátricas no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, mas também contra o encerramento alternado das Urgências de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos, face ao início do pagamento do parque de estacionamento em 2020, em defesa dos cuidados de saúde primários e de proximidade em todo o concelho. Nas últimas décadas só temos vindo a perder valências, serviços, profissionais e capacidade de resposta no Barreiro e no país.
É preciso parar com este flagelo, é preciso reforçar o SNS! Porque o público é de todos, o privado será sempre só de alguns!
Comissão de Utentes do Barreiro
13 de março de 2023



Sem comentários:

Enviar um comentário