Ações conscientes e determinadas, nomeadamente na área da prevenção, permitirão evitar milhões de mortes por cancro. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro, são o foco deste dia. É urgente divulgar a mensagem e proporcionar um acesso equitativo a tratamentos e cuidados de saúde.
"Porquê assinalar este dia?
É urgente travar esta tendência. Mais ainda, quando mais de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido, e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente.
Ao implementar estratégias apropriadas, incluindo vacinação, programas de deteção precoce e tratamento atempado, podemos salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos. Apesar da expressividade dos números, é necessário não esquecer as pessoas e a sua jornada.
Muitas vivem com cancro e não se sentem ouvidas, vistas ou compreendidas. Podem, ainda, sentir-se sem representatividade ou poder de decisão num momento das suas vidas em que têm de lidar com o impacto emocional do diagnóstico, tratamento ou recuperação.
Colocar as pessoas no centro dos cuidados prestados, abrangendo as diferenças individuais, e assegurando que cada uma é vista como é, e tem acesso aos cuidados de que realmente necessita, representa uma oportunidade única para reescrever a forma como se pensa e se trata o cancro e o doente oncológico.
Neste Dia Mundial do Cancro, vamos explorar novas maneiras de fazer a diferença ao reconhecer que o cancro afeta cada indivíduo de forma única e que o cuidado personalizado é essencial para um tratamento e suporte eficazes. " in LPCC
Sem comentários:
Enviar um comentário