A Águas do Ribatejo informa que os elevados níveis de precipitação registados nos últimos dias e semanas estão a provocar constrangimentos significativos no funcionamento dos sistemas de drenagem de águas residuais nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, servidos pela empresa.
A acumulação excecional de água resulta tanto da infiltração de águas pluviais nos coletores de saneamento como da presença de coletores unitários, originando caudais muito superiores à capacidade instalada das infraestruturas.
A este cenário junta se agora a previsão de subida dos níveis das linhas de água da bacia do Tejo, que poderá impedir o escoamento normal das águas residuais dos aglomerados populacionais. Esta combinação de fatores coloca sob pressão diversas Estações de Bombagem de Águas Residuais e Estações de Tratamento, que enfrentam risco de inundação.
Caso se verifiquem inundações nas zonas envolventes a habitações, a Águas do Ribatejo recomenda à população que minimize a utilização dos sistemas de esgotos domésticos, especialmente das instalações sanitárias, até que as condições de inundação nos arruamentos fiquem normalizadas. Esta medida temporária reduz o risco de transbordos nas vias públicas, em habitações térreas e em garagens subterrâneas.
A Águas do Ribatejo encontra se a acompanhar permanentemente a situação, implementando todas as medidas mitigadoras adequadas e tecnicamente exequíveis para minimizar os impactos na população e no ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário