sábado, 31 de agosto de 2024

É preciso valorizar salarial e profissionalmente TODOS os trabalhadores do SNS!

 

 
E também simplificar e apressar o acesso 
a todos os que querem trabalhar no SNS!

Cartaxo: RASTREIO GRATUITO DO CANCRO DE MAMA

 

 

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) vai acolher um rastreio de gratuito do Cancro da Mama, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Município do Cartaxo.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 𝟏𝟖 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐚 𝟑𝟎 𝐝𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐮𝐛𝐫𝐨, junto aos 𝐁𝐨𝐦𝐛𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐕𝐨𝐥𝐮𝐧𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 𝟓𝟎 𝐞 𝐨𝐬 𝟔𝟗 𝐚𝐧𝐨𝐬, com os seguintes requisitos:

1) Sem qualquer alteração na mama – sem sintomas;
2) Sem próteses mamárias;
3) Não realizou mastectomia;
4) Nunca teve cancro da mama.

Cada mulher deverá realizar este rastreio de 𝟐 𝐞𝐦 𝟐 𝐚𝐧𝐨𝐬.

As unidades móveis de rastreio da LPCC possuem equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para a receber.

Se não recebeu a convocatória por carta, poderá fazer o exame à mesma, desde que cumpra os critérios de elegibilidade.

No caso de não poder comparecer na data que lhe foi indicada poderá sempre remarcar. Caso tenha dúvidas ou necessidade de reagendamento, contacte rcm.admin@ligacontracancro.pt | 245 009 299 | 915 999 890

Saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/

Contamos consigo. A deteção precoce do cancro da mama pode significar a sua cura. Cuide de si e da sua saúde.


quinta-feira, 29 de agosto de 2024

É URGENTE uma rede pública de lares e residências para idosos!

 


TORRES NOVAS: Pela requalificação da zona da nascente do rio Almonda!

 


Cuidados de saúde: Publicidade "manhosa" dos privados

 Cuidados de saúde: Publicidade "manhosa" dos privados

... "atendimento permanente", desde que não seja ao domingo e entre as 20 e as 8 horas do dia seguinte!!!! E também tem uma linha 24

..................

hospital luz.png

O 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗲𝗻𝘁𝗲 do Hospital da Luz Clínica de Amarante funciona de 2ª-feira a sábado, e está vocacionado para avaliar e tratar situações não programadas e que requerem intervenção rápida.
A nossa equipa – constituída por médicos de Medicina Geral e Familiar, enfermeiros especializados, técnicos de Imagiologia e administrativos – está disponível no seguinte horário:
• 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗮 𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼: 𝟬𝟴𝗵-𝟮𝟬𝗵𝟬𝟬
• Domingos e feriados (encerrado)
O Atendimento Permanente do Hospital da Luz Clínica de Amarante oferece assim um conjunto de serviços clínicos diferenciados, com o apoio de Análises Clínicas, exames de Radiologia (raio-X, TAC e ressonância magnética), bem como serviços de Enfermagem.
Mais informações no site: www.hospitaldaluz.pt/aEN
Antes de se deslocar ao Atendimento Permanente pode usar o serviço LUZ 24: é um serviço de triagem clínica para adultos e crianças disponível 24 horas | 365 dias através do número 217 104 424.
publicado por usmt 

Assim não se garante um direito ao ensino para todos...

 


terça-feira, 27 de agosto de 2024

SNS: Milhares de utentes vão ser notificados para actualizar dados


dados saúde.webp 

NOTAestranha-se que não sejam utilizadas outras plataformas de outros serviços públicos para actualização automática dos dados.

TODOS OS UTENTES TÊM ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE

(carta dos direitos e deveres do utente)

(in JN 28.8.2024) A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) vai notificar as pessoas para completarem os dados em falta na sua inscrição no Registo Nacional de Utentes (RNU), tendo identificado 323 mil registos com informação incompleta.

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão começar a ser notificados a partir de quarta-feira pela ACSS, em articulação com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), no âmbito da iniciativa "Para um SNS + próximo, fique + próximo".

As notificações vão ser feitas através de SMS e email, alertando os utentes para "a necessidade de se dirigirem às respetivas unidades de saúde e completarem a informação em falta".

Em comunicado, a ACSS alerta que é uma "condição obrigatória para manter a inscrição ativa nos cuidados de saúde primários (CSP)".

"Atualmente existem 323 mil registos de utentes com informação incompleta no RNU. Com a aplicação da medida, estima-se que serão contactados 265 mil utentes (82%) que têm telemóvel ou e-mail registado", adianta.

A ACSS explica que a RNU "é uma base de dados, de cariz nacional, destinada à identificação e registo dos utentes" no SNS, "constituindo-se como uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do sistema público de saúde".

"O regulamento do RNU estipula que a inscrição numa unidade CSP pressupõe um registo ativo, através do preenchimento integral dos dados biográficos do utente (como nome, idade, sexo, país de naturalidade e nacionalidade) e apresentação de documentação de identificação e registo de residência nacional. No caso de cidadãos estrangeiros é ainda necessária a apresentação da autorização de residência válida (exceto menores de idade), quando aplicável", sustenta.

A ACSS recorda que o processo de qualificação de informação do RNU "tem decorrido com grande rigor, integrando medidas preventivas de contacto com os utentes, de forma a não colocar em causa o seu acesso ao SNS".

Por este Portugal fora ... (206) - PORTIMÃO

 

Utentes de Portimão manifestam-se contra encerramento das urgência de obstetrícia e pediatria

No dia 30 de Agosto, às 11h00

A Comissão de Utentes do SNS de Portimão está a organizar, para o próximo dia 30 de Agosto, às 11h00, uma manifestação junto ao Hospital de Portimão, motivada pelo encerramento das urgências de Obstetrícia e Pediatria. 

Numa nota enviada às redações, a comissão diz que considera a situação «completamente inaceitável e manifesta a sua indignação perante a decisão de encerramento» durante vários dias do Verão e exige ao Governo medidas «imediatas» para pôr fim a esta situação.

Além disso, os utentes dizem estar solidários para com os profissionais de Saúde e em defesa do SNS, «face ao clima de incerteza e insegurança que se está a viver em torno do acesso a estes serviços e perante a falta de medidas imediatas».

O grupo apela à participação de todos para exigir «medidas que resolvam esta situação e que se assegure o funcionamento permanente do Bloco de Partos, da Urgência e Internamento de Pediatria e Obstetrícia, no Hospital de Portimão». ...

Por este Portugal fora... (205) - LISBOA

 


A Plataforma Lisboa em defesa do SNS está a divulgar de 27 a 29 de Agosto, as Olimpíadas da saúde, por todas as maternidades do distrito. Esta iniciativa vai ter lugar, na Maternidade Alfredo da Costa, no dia 30 de Agosto, a partir das 16h00.

Defender o SNS e os seus Profissionais é o lema das Olimpíadas da Saúde. Nos últimos anos têm-se vindo a agravar os problemas do SNS em geral, e em particular o funcionamento das urgência de ginecologia/obstetrícia, dos blocos de partos e mesmo de pediatria, consequência de décadas de políticas de desinvestimento do SNS, e desvalorização dos profissionais de saúde, conduzindo a graves retrocessos dos direitos das grávidas e das crianças.

Temos vindo a assistir situações inacreditáveis e o resultado está à vista: a insegurança instalada perante os encerramentos constantes, fazendo com que as grávidas tenham que percorrer centenas de quilómetros de distancia, na incerteza de ter uma porta aberta, provocando a angustia num momento da vida em que se precisa de tranquilidade.

A Plataforma no seu comunicado apela à participação “Se és profissional de Saúde e/ou utente, esta luta é tua!”

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

HABITAÇÃO: as famílias a pagar as muitas centenas de milhões dos lucros dos bancos...

 

 
in Público 26.08.2024

TORRES NOVAS: os meses passam e o piso das rotundas não é arranjado...

 


Governo “trava” descida acentuada dos combustíveis para segunda-feira…

 https://pplware.sapo.pt/motores/governo-trava-descida-acentuada-dos-combustiveis-para-segunda-feira/

Governo “trava” descida acentuada dos combustíveis para segunda-feira…

Acesso ao Ensino Superior 2024: onde consultar todos os resultados?

 https://pplware.sapo.pt/internet/acesso-ao-ensino-superior-2024-onde-consultar-todos-os-resultados/

Acesso ao Ensino Superior 2024: onde consultar todos os resultados?

 aqui.


sábado, 24 de agosto de 2024

ENSINO SUPERIOR: estudantes com MUITAS dificuldades para ter alojamento

 





 
in Público 22.8.2024

No privado: não tens dinheiro não tens cuidados de saúde!

 


 





24 agosto - Dia Mundial do ARTISTA

A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade. Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.

Picasso



TORRES NOVAS: Avenida das Cotoas precisa de ser requalificada

Para quem não não saiba, a Avenida das Cotoas começa na Rua Cardillium (junto ao Continente) e vai até à Rua da Zona Industrial (junto à Digidelta) e passa pelo cruzamento com a Av Xanana Gusmão (que dá acesso ao Hospital). Na Avenida das Cotoas passam centenas de camiões e veículos ligeiros, pois é zona de ligação a grandes empresas logísticas e industriais, de passagem para moradores de algumas aldeias e de acesso ao hospital e ao hipermercado (e também à A23).


Precisa de um novo pavimento devidamente marcado


Precisa de bermas e valetas arranjadas e limpas.
Precisa de 3 rotundas, nas confluências com a Rua Cardillium, com a Avenida Xanana Gusmão e com a Rua da Zona Industrial

   








MÉDIO TEJO: trabalhar todos os dias por melhores cuidados de saúde!

 MÉDIO TEJO: trabalhar todos os dias para atingir estes objectivos

24 aa ps final.jpg

publicado por usmt 




sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Ministério da Saúde tem falhado na planificação em muitas áreas... a mais grave na área dos recursos humanos

 https://pplware.sapo.pt/motores/ministerio-da-saude-ha-81-carros-alguns-eletricos-parados-em-faro/

Ministério da Saúde: há 81 carros (alguns elétricos) parados no Algarve

Em 2023 informamos aqui que o Ministério da Saúde iria adquirir viaturas elétricas. A chinesa BYD foi a escolhida para "eletrificar" a frota do Ministério da Saúde. Segundo informações recentes, no Algarve estão parados 81 carros, sendo que alguns são elétricos.

Viaturas BYD já estão disponíveis, mas não ha carregadores

São 81 as viaturas que estão paradas e que tinham como destino apoiar os doentes. De acordo com alguns testemunhos, os carros atuais não garantem a segurança e por isso é urgente que as viaturas atuais, paradas há mais de um mês, entrem em funcionamento.

Segundo é referido pela TVI, apesar das viaturas já estarem disponíveis, não há carregadores para os elétricos. Os enfermeiros queixam-se da falta de planificação e articulação entre a Unidade Local de Saúde e as autarquias.

De relembrar que o concurso público para a eletrificação da frota foi lançado na segunda metade do ano de 2023 e mediado pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) terminou com a aquisição de 53 viaturas BYD que foram distribuídas de norte a sul.

CHAMUSCA: Pergunta-se ao sr. Primeiro Ministro, a ponte e o IC3 deixaram de ser prioridade???

 


Atendimento Complementar este fim de semana nos Centros de Saúde de Mação e Ferreira de Zêzere

 Atendimento Complementar este fim de semana nos Centros de Saúde de Mação e Ferreira de Zêzere

publicado por usmt 

Pela PAZ!

 


ABRANTES: melhorar as acessibilidades no Rossio

 


TOMAR: sobre a prestação de cuidados de saúde

 


PASSE FERROVIÁRIO a 20 €... sr. Primeiro Ministro prove que não passou de uma promessa "comicieira"!!!

É que a proposta concreta do Governo não existe...

 

Passe Ferroviário: já experimentou andar de promessa?

...
"Por agora, centremos-nos nisto: o Governo está obrigado a alargar o passe ferroviário nacional e não o fez. Que o faça! E como não se pode andar de promessa, o Governo que se centre no essencial e aumente a oferta ferroviária. Como? Acelerando a compra e entrada ao serviço dos novos comboios, contratando os trabalhadores em falta, dignificando as estações e a oferta, reforçando as ligações intermodais à ferrovia (nos passes, mas igualmente na oferta). "



CORUCHE: precisa de um serviço de URGÊNCIA BÁSICA

 


TORRES NOVAS: Avenida dos Negréus precisa de manutenção

 

 

Avenida dos Negréus / Torres Novas, já com piso degradado e sem marcações no pavimento, precisa de manutenção!

 






MÉDIO TEJO: Pela valorização e funcionamento permanente da MATERNIDADE ULS/Abrantes

MÉDIO TEJO: Pela valorização e funcionamento permanente da MATERNIDADE ULS/Abrantes

Ao longo dos anos, com as populações, a CUSMT tem sido a organização que mais tem batalhado pela valorização e funcionamento permanente (24 horas/dia e 365 dias/ano) da Maternidade da (agora) Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, instalada na Unidade Hospitalar de Abrantes. Trata-se de um serviço fundamental e indispensável em termos humanos, sociais e de coesão territorial para o Médio Tejo e regiões limítrofes.

De tempos a tempos, surgem na opinião pública estudos, opiniões e planos que põem em causa o funcionamento da Maternidade de Abrantes. Citamos apenas dois exemplos: a inviabilidade de funcionamento de maternidades com menos de 1500 partos/ano e a falta de recursos humanos. 

Em 2014, em plena concentração e redução de serviços no CHMT, as estruturas de utentes lançaram um abaixo-assinado em Abrantes que recolheu mais de 6000 assinaturas e que levou à declaração pública do então Ministro da Saúde de que não estava em causa o encerramento da Maternidade de Abrantes.

 
Em todos os contactos/reuniões com autarcas (CIMT, CM, AM), com os deputados da AR, com sindicatos e outras entidades relacionadas com a prestação de cuidados (USS, associações bombeiros, ipss,...), com membros de Governo, em conferências e comunicados de imprensa, junto das populações (iniciativas públicas, documentos em papel, divulgação digital,..), as estruturas de utentes têm alertado para a necessidade de funcionamento permanente da Maternidade de Abrantes.
 
CARTAZ DE 2023, amplamente divulgado

Em 2023, começaram os constrangimentos periódicos (quinzenalmente, ao fim de semana) da Maternidade. Foram muitas as diligências/contactos/reuniões junto do então CA do CHMT para se reduzir os encerramentos. Com o empenho de dirigentes e trabalhadores muitos dos encerramentos previstos não se verificaram e, até, foi a Maternidade de Abrantes a receber utentes de outras regiões (como ainda actualmente se verifica).

Logo nos trabalhos preparatórios para a instalação da ULS Médio Tejo, nas dezenas de propostas apresentadas pela CUSMT, duas devem ser referidas: o reforço das acções de prevenção e o FUNCIONAMENTO PERMANENTE das 5 urgências do CHMT, onde se inclui a maternidade.

Dando realce à necessidade e importância da participação das populações na organização dos seus cuidados de saúde, a CUSMT, e outras estruturas de utentes, recolheu mais de 16 mil assinaturas "POR MELHORES CUIDADOS DE SAÚDE" em que a primeira reivindicação é FUNCIONAMENTO DAS 5 URGÊNCIAS, referindo concretamente a Maternidade de Abrantes.

Em recente audiência com a Ministra da Saúde, em que estavam presentes o Director Executivo do SNS, o Conselho de Administração da ULSMT, o presidente da CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo - e responsáveis por serviços da ULSMT, a Comissão de Utentes teve oportunidade de colocar, mais uma vez, a importância do funcionamento permanente da Maternidade de Abrantes.

Também, com toda a frontalidade dissemos à Ministra da Saúde e aos presentes, saber das dificuldades em recursos humanos, defendendo a valorização salarial e profissional de todos os trabalhadores da saúde (ver cartaz em baixo). Afirmámos, ainda, que as presentes dificuldades de recursos humanos(situações muito diversas em longo do País, pois há regiões onde não se registam dificuldades em recursos humanos, embora as condições sejam as mesmas) resultam de dezenas de anos de más políticas de formação e gestão dos recursos humanos da saúde.
Vivemos dias complicados para manter em funcionamento permanente todas as maternidades. Recusamos o encerramento definitivo de algumas maternidades, como tem sido apresentado por alguns, defendendo de imediato uma base consensual de esforços (materiais, flexibilização de escalas, apoio a unidades sem recursos humanos...) por parte de responsáveis e de trabalhadores. E se for preciso recorrer a médicos estrangeiros, como já foi feito no passado e defendemos para os CSP (ver cartaz em baixo).  

Defendemos, que a médio prazo, se dê a devida atenção às condições salariais e profissionais, à formação profissional, às regras de constituição das equipas de urgência...

 

Analisando a cada momento a realidade (rejeitando o alarmismo de anúncios do "caos" e dos slogans "soluções"), a CUSMT reafirma que mais e melhores cuidados de saúde, no Médio Tejo e no País, só no reforço do SERVIÇO NACIONAL de SAÚDE, como definido constitucionalmente. A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo, como prova a actividade dos seus 21 anos, reivindicará pelas formas adequadas e em todas as instâncias, com e pelas populações, por melhores cuidados de saúde. Neste caso presente, pelo funcionamento permanente da Maternidade ULSMT/Abrantes.