terça-feira, 26 de novembro de 2024

A CGTP-IN E O MUNICÍPIO DE TORRES NOVAS LANÇAM PRÉMIO "FRANCISCO CANAIS ROCHA"


A CGTP-IN E O MUNICÍPIO DE TORRES NOVAS LANÇAM PRÉMIO "FRANCISCO CANAIS ROCHA"
A CGTP-IN e o Município de Torres Novas lançam a 1ª edição do Prémio Francisco Canais Rocha de Estudos sobre o Movimento Operário. Um contributo para a história do movimento operário e sindical português e uma homenagem ao combatente
antifascista, ao lutador pela liberdade, pelos direitos dos trabalhadores, pela democracia.
Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues até 31 de Dezembro de 2024, terão de ser inéditos e escritos em português, não tendo de estar academicamente validados, e podem ter uma autoria individual ou colectiva. O vencedor receberá três mil euros.
Com uma periodicidade trienal, o Prémio tem corno objectivo evocar a figura de Francisco Canais Rocha (1930-2014). Nascido em Torres Novas, foi um activo combatente antifascista, o primeiro coordenador da CGTP-IN após o 25 de Abril, um historiador do movimento operário e sindical, e um incansável dinamizador da luta sindical e da vida associativa local.
A iniciativa pretende ainda fomentar o desenvolvimento da investigação em torno da história do movimento sindical português, contribuindo para dar continuidade ao labor historiográfico de Francisco Canais Rocha.
O júri será constituído pelos historiadores Fernando Rosas e Joana Dias Pereira e pelo coordenador da FIEQUIMETAL e membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN, Rogério da Silva.
O regulamento do Prémio poderá ser consultado no site da CGTP-IN.

Sem comentários:

Enviar um comentário