Desde o início de setembro, a região do Médio Tejo registou um aumento significativo na adesão aos passes do Transporte Público Meio. Foram adquiridos cerca de 650 novos passes por cidadãos com mais de 65 anos e mais de 480 passes pela população em geral, como resultado das medidas implementadas pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo), em parceria com os municípios e o operador de transporte RMTejo II.
Estas medidas incluem descontos e, em alguns casos, a gratuitidade nos serviços de transporte público, incentivando a utilização dos autocarros Meio na região. Segundo Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, “estes números refletem a maior sensibilização das comunidades para as vantagens do transporte público, tanto pela poupança financeira quanto pelo impacto positivo na descarbonização, ao reduzir o uso de transporte individual.”
Passes Gratuitos e Tarifas Reduzidas
Atualmente, os cidadãos com mais de 65 anos que adiram ao passe mensal podem viajar gratuitamente nos autocarros Meio. Além disso, os transportes urbanos das cidades de Abrantes, Tomar, Ourém e Fátima também são gratuitos mediante o passe urbano. Estudantes até aos 23 anos beneficiam do passe Meio Jovem, que permite viagens sem custo adicional.
Para quem não se enquadra nas categorias gratuitas, o passe de rede Meio oferece viagens em toda a região por apenas 40 euros por mês. As assinaturas de linha apresentam preços ainda mais acessíveis: por exemplo, viagens até 4 km custam apenas 10 euros por mês, e até 28 km, apenas 20 euros por mês.
Municípios Abrangidos e Investimento
As medidas estão disponíveis nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha. Este esforço é cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa Incentiva +TP, e faz parte do compromisso da CIM Médio Tejo de promover a mobilidade sustentável.
Serviços Abrangidos
Os serviços de transporte público Meio incluem:
– Transporte regular de passageiros (municipal, intermunicipal e inter-regional) nos concelhos do Médio Tejo;
– Transporte urbano nas cidades de Abrantes (aBusa), Ourém/Fátima (TUFO) e Tomar (TUTomar).
Estas iniciativas consolidam o Médio Tejo como uma referência na mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que promovem acessibilidade e economia para os seus habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário