quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

ULS Médio Tejo reforça resposta nos Cuidados de Saúde Primários com alargamento de horários

 


No âmbito do Plano de Contingência Sazonal – Módulo Inverno, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) vai reforçar a resposta dos Cuidados de Saúde Primários, através do alargamento do horário de funcionamento de três Centros de Saúde da região.

Assim, a partir de amanhã, quinta-feira, 8 de janeiro, os Centros de Saúde de Abrantes (Polo de Alferrarede)Tomar (Edifício da Nabância) e Torres Novas (Centro de Saúde) irão prolongar o seu horário até às 22h00, nos dias úteis. Nestes locais estarão em funcionamento Serviços de Atendimento Complementar entre as 18h00 e as 22h00, destinados ao atendimento de situações de doença aguda.

Esta medida visa reforçar a capacidade de resposta assistencial na região e contribuir para a redução da pressão sobre os serviços de urgência hospitalar, num período que se caracteriza por uma elevada procura de cuidados de saúde.

À semelhança do que acontece em todo o país, a ULS Médio Tejo atravessa atualmente um período de significativa pressão assistencial, associado à epidemia de gripe e a outras patologias mais frequentes durante o Inverno. Neste contexto, assegurar a resposta assistencial exige um esforço acrescido, bem como o empenho e a colaboração de todos os profissionais.

A ULS Médio Tejo ativou o Plano de Contingência Sazonal – Módulo Inverno, encontrando-se presentemente no nível 2, com monitorização permanente da situação. As medidas agora implementadas seguem as orientações da Direção Executiva do SNS e foram determinadas pelo Conselho de Administração.

Os novos Serviços de Atendimento Complementar serão assegurados de forma colaborativa e articulada pelas equipas das UCSP e USF dos respetivos concelhos, integrando médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Paralelamente, foi também determinado o aumento em 50% do número de vagas diárias de consulta aberta/doença aguda nas agendas médicas de cada UCSP e USF, comparativamente ao período anterior a 1 de novembro de 2025, reforçando ainda mais a resposta aos utentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário