sexta-feira, 1 de março de 2024

ULS Lezíria – Veja os horários do Atendimento Complementar em março no Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém

 


A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) divulga o Horário de Funcionamento das unidades de Cuidados de Saúde Primários com Atendimento Complementar (Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém) para o mês de março, na sequência do que foi iniciado recentemente, com melhoria da resposta à doença aguda nos Atendimentos Complementares.

No Cartaxo e Rio Maior, aos fins-de-semana e feriados, as unidades de Atendimento Complementar vão estar a funcionar entre as 9 e as 14 horas.

Já em Santarém, aos fins-de-semana e feriados, o horário de atendimento será entre as 9 e as 16 horas, com alargamento face ao que ocorria em 2023.

Nos dias úteis, no Cartaxo, em Rio Maior e Santarém os utentes deverão deslocar-se à sua Unidade de Saúde no Normal Horário de Funcionamento.

Em Coruche, o horário vai manter-se das 8h às 20h diariamente, aos fins-de-semana e feriados.

O objetivo é que estas unidades de Cuidados de Saúde Primários sejam uma alternativa à procura dos serviços de urgência hospitalar para situações de doença agudagarantindo resposta ao fim-de-semana, além da resposta que é já prestada em dias úteis em todas as Unidades de Saúde.

A ULS da Lezíria lembra que durante a semana, nos dias úteis, os utentes devem recorrer à sua Unidade de Saúde, no horário habitual, reforçando que antes devem sempre contactar a Linha de Saúde SNS24 (808 24 24 24) antes de procurar cuidados de saúde, salvo em situações de risco de vida, em que deve ser contactado o 112.

A opção pelos cuidados de saúde primários em situações de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, contribui para o melhor atendimento dos utentes e para diminuir a pressão nos serviços de urgência hospitalar.

Reforça-se, ainda, que a população deve seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias e perante sintomas gripais.

Sem comentários:

Enviar um comentário