Caixas negras passam a ser obrigatórias em todos os carros novos. Para que servem?
Quando ouvimos falar numa caixa negra rapidamente se associa ao sistema de registo de um avião. Este regista todos os dados de voo, sendo essencial para investigar situações de acidente e as razões pelo qual estes se despenharam. Um sistema semelhante, batizado de Event Data Recorder (EDR), ou Registo de Eventos, passa a ser obrigatório para todos os automóveis ligeiros que forem matriculados na União Europeia, com efeito a partir do último dia 7 de julho.
A medida já tinha sido aprovada por Bruxelas em julho de 2022, depois da consulta pública, com o habitual prazo de implementação para dois anos pelas autoridades nacionais. Ou seja, os novos carros que chegam ao mercado, se não cumprirem os requisitos técnicos da caixa negra, passam a ser proibidos de serem registados e vendidos.
A Comissão Europeia explica que este tipo de equipamentos tem vindo a ajudar a registar menos acidentes. Por exemplo, os tacógrafos utilizados em veículos comerciais são utilizados para monitorizar as horas de condução/trabalho dos condutores, assim como as velocidades. O sistema SAGA desenvolvido na Islândia monitoriza e reporta o posicionamento do veículo, velocidades, assim como outros aspetos do comportamento dos condutores.
Segundo dados de uma investigação referida pela Comissão Europeia, sistemas de gravação de dados introduzidos nos camiões e carrinhas levaram a uma média de redução de 20% no número de colisões e danos. Isso deveu-se ao facto de o condutor assumir que, através de uma análise dos dados de condução da caixa é possível detectar infrações ao código da estrada. ...
Sem comentários:
Enviar um comentário