terça-feira, 30 de julho de 2024

MINISTRA DA SAÚDE E DIRETOR-EXECUTIVO DO SNS VISITARAM ULS MÉDIO TEJO

https://www.chmt.min-saude.pt/noticias/ministra-da-saude-e-diretor-executivo-do-sns-visitaram-uls-medio-tejo/


MINISTRA DA SAÚDE E DIRETOR-EXECUTIVO DO SNS VISITARAM ULS MÉDIO TEJO

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou durante a tarde de ontem a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), acompanhada pelo Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), António Gandra D’Almeida.

A visita decorreu no Hospital de Abrantes, unidade onde está em curso um avultado investimento, de 3,6 milhões de euros, para construção e ampliação de novas instalações para o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Instituição, que serve mais de 170 mil utentes da região do Médio Tejo.

Durante uma reunião inicial com o Conselho de Administração (CA) da ULS Médio Tejo, a Ministra da Saúde e o Diretor-Executivo puderam conhecer com maior detalhe os 32 projetos diferenciadores que estão na génese da ULS Médio Tejo, em janeiro de 2024, com a integração de cuidados de saúde primários e hospitalares. Foram ainda apresentados os principais indicadores da atividade assistencial da ULS Médio Tejo, com crescimentos expressivos nas Cirurgias e Consultas Externas Hospitalares durante o primeiro semestre de 2024.

Os responsáveis puderam igualmente revisitar os principais investimentos previstos até ao final do ano na ULS Médio Tejo. Entre estes destacam-se a abertura de uma nova Sala de Cardiologia, em Abrantes, para a constituição do Hospital de Dia de Insuficiência Cardíaca; a reativação do Bloco Operatório de Torres Novas para o desenvolvimento de um novo CRI – Centro de Responsabilidade Integrada na área da Cirurgia Ambulatória; e a construção do Laboratório de Patologia Clínica de Nível III de Segurança Biológica, de contenção acrescida, capaz de dar resposta a vírus ou micro-organismos tão perigosos como o Ébola, afirmando a capacidade da ULS Médio Tejo neste domínio.

Ana Paula Martins e Gandra d’Almeida reuniram com os quatro responsáveis pelos Serviços de Urgência da ULS Médio Tejo – Urgências Gerais (Médico-Cirúrgica e Básicas), com a Direção de Serviço da área de Ginecologia-Obstetrícia e, também com a Direção de Serviço da Urgência Pediátrica. Este encontro permitiu uma troca de informações crucial sobre as operações diárias, e as necessidades prementes dos serviços de urgência, fundamentais para o seu bom funcionamento.

Esteve ainda presente o Presidente da Comissão Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), Manuel Jorge Valamatos, que reforçou o papel das autarquias do Médio Tejo na interligação e apoio aos cuidados de saúde primários da ULS Médio Tejo.

Por iniciativa do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo houve também lugar a uma reunião com a Comissão de Utentes do Médio Tejo (CUSMT), entidade que teve a oportunidade de expor as suas expectativas diretamente à ministra da Saúde, num diálogo aberto sobre as prioridades para a saúde no Médio Tejo.

(A INTERVENÇÃO DA CUSMT teve por base as reivindicações do recente abaixo-assinado, 

 
o historial de actividade e modo de funcionamento da Comissão. Realce dado as questões dos cuidados de proximidade e de mais acções e mais eficácia na prevenção)


A Ministra da Saúde e o Diretor Executivo do SNS visitaram, depois, distintos serviços da Unidade Hospitalar de Abrantes da ULS Médio Tejo.

Entre as áreas visitadas, destacou-se a Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e a Maternidade/ Bloco de Partos, onde acabara de nascer um bebé na cidade de Abrantes. Também foi apresentado o projeto inovador de humanização e preparação para o parto “Gentlebirth”, que é disponibilizado, sem custos, às grávidas do Médio Tejo.

A visita encaminhou-se depois para um percurso ao atual e futuro Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica. Ana Paula Martins e Gandra d’Almeida puderam visitar a finalização da primeira fase da empreitada, que decorre sem contratempos e de acordo com a calendarização prevista. O novo Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes envolve um investimento estruturante de 3,6 milhões de euros, que amplia a área de prestação de cuidados para cerca de dois mil metros quadrados (um acréscimo de 700 metros quadrados).

Por último foram visitadas as novas instalações da Consulta Externa da ULS Médio Tejo, que representam um passo significativo na modernização e ampliação da capacidade de atendimento da ULS Médio Tejo na sua unidade de Abrantes.

Ana Paula Martins precisou que este encontro é o primeiro de muitos que a Tutela vai realizar, em conjunto com o Diretor-Executivo do SNS, às 29 ULS do país: “A visita e reunião de trabalho que realizei, juntamente com o diretor executivo do SNS, esta segunda-feira, à ULS Médio Tejo insere-se no âmbito de um périplo, pelas várias ULS do país, que o Ministério da Saúde tem em marcha para avaliarmos, no terreno, as dificuldades que existem em cada região e, também, conhecermos os bons projetos que estão a inovar o serviço público de saúde”, explicou.

No final desta visita, de mais de quatro horas, a ministra da Saúde deixou palavras de apreço aos profissionais da ULS Médio Tejo: “Congratulamos todos os profissionais da ULS Médio Tejo que, em condições muitas vezes difíceis, tudo têm feito para que a população tenha acesso aos cuidados de saúde que lhe são devidos. Reconhecemos, igualmente, a capacidade que o Conselho de Administração tem demonstrado para fazer investimentos que possibilitam grandes melhorias no serviço prestado aos utentes, como a requalificação e ampliação da urgência do Hospital de Abrantes.”

“Realço ainda a oportunidade de ouvir a Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo porque é em prol dos utentes que trabalhamos todos os dias”, acrescentou.

No balanço desta visita de Ana Paula Martins e António Gandra d’Almeida, o Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, afirmou: “A visita de trabalho à unidade de Abrantes permitiu apresentar à senhora ministra e ao senhor Diretor-Executivo quem é a ULS Médio Tejo, que projetos inovadores tem em marcha, quais são as nossas forças e potencialidades a nível regional e nacional, mas, também, os desafios que enfrentamos”.

Casimiro Ramos não escondeu “o grande orgulho de podermos apresentar, também, os rostos que estão na linha da frente da prestação de cuidados de saúde a uma população de mais de 170 mil utentes, visitando alguns dos serviços estruturantes, como a Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes. Esta obra vai criar condições de trabalho e assistência médica à população modernizadas e otimizadas e deixámos desde já o convite à senhora ministra para nos dar a honra de presidir à inauguração deste novo Serviço de Urgência que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025”, adiantou o Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo.




Sem comentários:

Enviar um comentário