quarta-feira, 17 de julho de 2024

Bateram-lhe no carro e fugiram? Saiba o que pode fazer

 https://pplware.sapo.pt/motores/bateram-lhe-no-carro-e-fugiram-saiba-o-que-pode-fazer/


Bateram-lhe no carro e fugiram? Saiba o que pode fazer

Deixar o nosso carro bem estacionado e, no regresso, reparar que alguém lhe bateu é sempre um motivo para nos estragar o dia.  O que se pode fazer numa situação destas?

Fundo de Garantia Automóvel - Para que serve?

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação.

O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

Se o seu veículo foi embatido por outro que não conseguiu identificar, em princípio o Fundo de Garantia Automóvel não o indemnizará. A não ser que do acidente resultem também Danos Corporais significativos. Segundo a lei consideram-se danos corporais significativos a lesão corporal que determine morte ou internamento hospitalar igual ou superior a sete dias, ou incapacidade temporária absoluta por período igual ou superior a 60 dias, ou incapacidade parcial permanente igual ou superior a 15 %.

Se foi atropelado e não conseguiu identificar o veículo, o Fundo de Garantia Automóvel indemniza por Danos Corporais (onde se inclui a Morte) ainda que o acidente seja causado por um desconhecido, desde que se prove a responsabilidade do lesante.



Sem comentários:

Enviar um comentário