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Médio Tejo | Utentes pedem “reforço de investimento” na saúde e serviços públicos
COMISSÃO DE UTENTES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DO CONCELHO DE ABRANTES
COMISSÃO DE UTENTES DA SAÚDE DO MÉDIO TEJO
Documento Conferência de Imprensa
25 julho 2024, 18 horas, frente ao Hosp Abrantes
BONS SERVIÇOS PÚBLICOS
PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA
DA POPULAÇÃO
Realizamos esta iniciativa frente ao Hospital de Abrantes, porque este local é o fim da linha, um dos últimos recursos para muitos problemas de saúde, sociais e pessoais. Neste hospital exercem a sua actividade muitas centenas de trabalhadores (a quem prestamos a nossa homenagem) em muitos serviços que são referência regional. É aqui que se pode cumprir o objectivo do SNS ("reduzir e/ou debelar o sofrimento humano"). SNS que é o mais importante serviço público português, em termos humanos, sociais e económicos.
Os serviços públicos são indispensáveis em todos os momentos da vida dos cidadãos deste concelho, na região e no País. Os serviços públicos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das populações. O não se falar em alguns problemas dos serviços públicos na Comunicação Social, nas redes sociais e nos órgãos autárquicos não significa que eles não existam. A actividade das comissões de utentes sempre foi e continuará a ser alertar para a correcção de más prestações de serviços públicos e trabalhar, com todos os que tenham os mesmos objectivos, para os melhorar.
ANÁLISE SUCINTA DA PRESTAÇÃO DE ALGUNS SERVIÇOS PÚBLICOS
CUIDADOS DE SAÚDE: na prestação de cuidados de saúde há grande assimetria no território concelhio; nos últimos anos houve melhorias ao nível das instalações e equipamentos (ressonância, instalações para USF, começo obras na urgência,...); onde há acesso a cuidados de saúde verifica-se uma qualidade do agrado da generalidade da população; nos serviços e locais onde faltam recursos humanos, há insatisfação justificada, como em algumas freguesias (e, pelas soluções que têm sido apresentadas nenhuma garante profissionais para trabalhar nos locais e serviços onde faltam, nomeadamente médicos); intermitências no funcionamento da maternidade; pouco incisivas as campanhas de saúde publica;... o recurso a privados não é solução para a prestação de cuidados de saúde.
MOBILIDADE: sendo o concelho uma zona de transição, destacam-se a ferrovia, a N2, a N118, a N3 e a A23 que, precisam de uma atenção constante pois há traçados e zonas envolventes a merecer correcção; facto positivo, a ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS na A23...
SEGURANÇA SOCIAL: a grande maioria dos reformados, aufere baixas pensões; faltam ERPI (estruturas residenciais para idosos); as dificuldades socioeconómicas continuam a fazer-se sentir em algumas camadas da população,...
ÁGUA E SANEAMENTO: funcionam regularmente estes serviços mas parecem adensarem nuvens para o futuro, com as normas e as propostas entretanto divulgadas...
SERVIÇOS POSTAIS e TELECOMUNICAÇÕES: o concelho tem sido castigado com o encerramento de estações dos CTT, entretanto nem sempre substituídas por soluções viáveis e satisfatórias; há zonas onde as cartas ainda não chegam a tempo e com regularidade; as redes móveis e fixas não têm a mesma qualidade de serviço em todas as localidades e para todas as operadoras;...
ENERGIAS: caras para os rendimentos médios dos portugueses, com poucas excepções taxadas com taxa máxima de IVA; aqui e ali, reclamações por quebras de qualidade no fornecimento de energia eléctrica;...
CARRINHA DO CIDADÃO: exemplo de proximidade às populações.
REIVINDICAÇÕES / PROPOSTAS
CUIDADOS DE SAÚDE: de imediato, prestar cuidados de saúde para os que realmente precisam; reforço das acções de saúde pública (campanhas específicas, como diminuição da sinistralidade rodoviária, das quedas domésticas, quedas de oliveiras,...); promoção da literacia em saúde; funcionamento regular de todas as extensões de saúde nas zonas rurais; médico e enfermeiro de família para todos os utentes; funcionamento permanente da maternidade; mais trabalhadores e meios nas UCC; melhorar as telecmunicações e os transportes interhospitalares; reforço dos recursos humanos, com a sua valorização salarial e profissional, explorando todas as possibilidades da sua contratação, mesmo no estrangeiro; articulação com prestadores de serviços sociais;... A execução do planeado na ULS Médio Tejo, está a dar frutos, mas que precisam de ser consolidados.
MOBILIDADE: na ferrovia, requalificar a zona envolvente da Estação do Rossio e suprimir a passagem nível na N118; nas EN corrigir alguns traçados, colocar rotundas, assinalar "pontos negros", fazer marcações horizontais, reparar o pavimento em alguns troços, cortar a vegetação junto às vias...; coordenação de horários dos vários operadores de transporte de passageiros,... Executar um plano de intervenção nas estradas secundárias para reforçar as condições de segurança.
SEGURANÇA SOCIAL: valorização extraordinária das pensões mais baixas e actualização de outras prestações sociais; criação de uma Rede Pública de lares;...
ÁGUA E SANEAMENTO: melhoria constante do serviço, por exemplo com o corte de vegetação indesejada nas vias urbanas; recusa das propostas públicas (estudo ISE) sobre aumentos de 40% nos tarifários da água e saneamento;...
SERVIÇOS POSTAIS e TELECOMUNICAÇÕES: distribuição atempada e regular da correspondência; melhoria das condições técnicas de acesso a telecomunicações em todo o concelho; remoção de cabos de telecomunicações não activos; ...
TRABALHADORES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: como a generalidade dos trabalhadores portugueses, também estes precisam de melhores condições salariais, de trabalho e de formação profissional.
ENERGIAS: reduzir para 6% o IVA das energias (gás, electricidade, combustíveis).
INICIATIVAS
Queremos deixar claro que continua a ser fundamental a intervenção dos utentes e das suas estruturas para se irem melhorando os serviços públicos. Os dois mais recentes e significativos exemplos, OBRAS na URGÊNCIA DO HOSPITAL e a ABOLIÇÃO DAS PORTAGENS, são prova de que a nossa actividade não deve ser menosprezada. Muitas das reivindicações/propostas apresentadas até podem parecer irrealistas, mas a vida tem provado que, com trabalho e perseverança (estas duas comissões - CUSP ABRANTES e CUSMT - estão a funcionar regularmente), muito pode ser alcançado. Assim, concretizaremos as seguintes iniciativas: Informar, organizar e mobilizar as populações; iniciativas para abordar o funcionamento de outros serviços públicos, como a educação, apoios sociais, habitação,...; manter e reforçar os contactos institucionais (continuando as reuniões regulares com a CM Abrantes e com o CA da ULSMT) e com os responsáveis pelas entidades prestadoras de serviços públicos.
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