terça-feira, 16 de julho de 2024

TORRES NOVAS: Filas de trânsito durante DOIS MESES E MEIO, junto ao Torreshopping

 


NECESSÁRIO ACAUTELAR
A MOBILIDADE E A SEGURANÇA!

Em 2017, em cerimónia muito badalada, foi anunciada a requalificação da ligação rodoviária entre as zonas industriais de Riachos e Entroncamento à A23. A obra, uma das que integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais, anunciado em 2017 em Riachos pelo primeiro-ministro, António Costa, vai permitir a intervenção em 5,36 quilómetros, 500 metros dos quais construção nova, numa empreitada com um prazo de execução de 510 dias.”

Ao longo dos anos foram-se sucedendo diversos eventos protocolares a propósito de aberturas de concursos para as diversas fases da obra. Finalmente, mas só, 6 anos depois a obra estava no terreno. Em julho de 2023, começavam as obras. Fazendo as contas ao prazo de execução da obra, tudo estará concluído nos finais de 2024. 

Lembramos que em Julho do ano passado, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Torres Novas, escrevia: "COMEÇARAM AS OBRAS Que sejam garantidas as condições de mobilidade em segurança e os prazos sejam cumpridos !!!"

Os meses foram passando e já há obra no terreno. Quer ao nível de infraestruturas quer na construção de estruturas para facilitar segurança e acessos no futuro. Referimo-nos a duas novas rotundas, antes do viaduto sobre a Linha Ferroviária do Norte.

É verdade que tem havido alguns constrangimentos no trânsito, concretamente com a aplicação do princípio da via única e alternada. Trata-se de uma zona de circulação diária de centenas e centenas de camiões e carros ligeiros. Diga-se que estas obras, têm sido argumento para a não reparação das rotundas, nomeadamente a da TORRESHOPPING. 

Mas parece que os verdadeiros problemas estão para chegar, a partir desta quarta-feira. Diz assim, a informação da CMTN: AVISO // A partir de 17 de julho, e com a duração prevista de 75 dias, o trânsito estará condicionado na rotunda do Bairro do Nicho e rotunda do TorreShopping, com recurso a circulação alternada, regulada por semáforos, devido à realização de trabalhos da empreitada «ER243 – Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos», da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal."

Muita gente que circula nestes locais, por motivos profissionais ou outros, vai ter o seu dia a dia com muita chatice. A procura de vias alternativas e salvaguardar a mobilidade é da responsabilidade da Empresa que executa a obra, da Infraestruturas de Portugal e também da Câmara Municipal.




Sem comentários:

Enviar um comentário