quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

SARDOAL:Ponto de Situação - depressão Kristin - 11/02/2026

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL (CMPC)
Ponto de Situação - depressão Kristin - 11/02/2026
A situação no concelho de Sardoal mantém-se sem alterações significativas:
- Totalidade das localidades com energia eléctrica assegurada (salvo falhas pontuais), assim como Parque Empresarial de Sardoal - equipas técnicas das Entidades com trabalhos em curso.
- Telecomunicações fixas e móveis parcialmente asseguradas (ainda alguns constrangimentos em parte das freguesias de Alcaravela e de Santiago de Montalegre) - equipas técnicas das Entidades com trabalhos em curso.
- Embora ainda existindo alguns constrangimentos ao nível da presença resíduos, todas as principais vias de circulação (asfaltadas) encontram-se desobstruídas, à exceção da antiga EN2 (São Domingos / Brescovo, pelo motivo de movimento de massa - https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1229002966084008&id=100069229479255).
- Na vila de Sardoal, verifica-se encerramento da circulação automóvel na Rua da Portela, assim como da Rua 1.º de Maio e da Calçada de São Guilherme, ambas em Andreus. Encontra-se também encerrada a Rua do Porto Cego em Brescovo (freguesia de Santiago de Montalegre) e parte da Rua da Fonte Nova em Valhascos.
- Ação Social do Município encontra-se a acompanhar em permanência situações sociais mais vulneráveis.
- Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Florestal e Corpo de Bombeiros Municipais, encontram-se no terreno, prestando socorro e acompanhando de perto todas as ocorrências.
- Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC).
Quanto aos danos privados, e por forma a preparar diagnóstico e ações futuras, informamos que já se encontra disponível o formulário municipal para registo dos mesmos (https://www.cm-sardoal.pt/.../fenomenos-climaticos-extremos).
Poderão também ser obtidas informações adicionais na página da CCDR Lisboa e Vale do Tejo (https://www.ccdr-lvt.pt/.../ccdr-lvt-disponibiliza.../).
Agradecemos o apoio prestado por toda a população, apelando à tomada das devidas precauções por forma a garantir a sua segurança, designadamente o resultante de deslizamento de terras (https://web.facebook.com/AutoridadeNacionalEmergenciaProtecaoCivil/posts/pfbid02vK1tzmsVL5FaY1vYt1wiqt9QQyAQxdokUGrvqLDTo8XkFSfVXuDK4yZk5TfAbvYFl).

Em caso de emergência, deverão contatar o Corpo de Bombeiros Municipais (241 850 050) ou o n.º nacional de emergência (112).

Sem comentários:

Enviar um comentário