terça-feira, 25 de junho de 2024

MÉDIO TEJO: reabertura das Extensões de Saúde encerradas na ULS MÉDIO TEJO

 

MÉDIO TEJO: reabertura das Extensões de Saúde encerradas na ULS MÉDIO TEJO


Na reunião de maio passado entre a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) e o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT), a Comissão de Utentes, mais uma vez, colocou a questão da reabertura das Unidades de Saúde de Proximidade/Extensões de Saúde, muitas delas encerradas desde o início da pandemia COVID-19.

Ao todo são 11 (onze) as Extensões de Saúde que constam do mapa da ULSMT que estão encerradas e que progressivamente vão poder prestar cuidados de saúde de proximidade (p.e no concelho de V N Barquinha, concelho de Alcanena, Fungalvaz/T Novas, concelhos Mação, Abrantes...).

Atendendo à escassez de recursos médicos, o objectivo é reabrir as Extensões com cuidados de enfermagem e, conforme, as disponibilidades de recursos humanos no futuro virem a ter também cuidados médicos.

Na reunião da passada segunda-feira, 24 junho, houve oportunidade de saber mais alguns pormenores dos objectivos a atingir. Numa primeira fase, serão reabertas três (p.e. uma no concelho de Vila Nova da Barquinha), tendo já começado as visitas às instalações no sentido de, junto das autarquias (responsáveis pelas instalações) proceder-se aos trabalhos de limpeza e outros, assim como ver da colocação de equipamento informático e mobiliário, caso seja necessário.

É apenas um pequeno passo para a prestação de cuidados de saúde de proximidade que esperamos que seja concretizado no mais curto espaço de tempo e que, também, é muito importante para as populações rurais da região do Médio Tejo.

Em conclusão, a Comissão de Utentes e os responsáveis da ULSMT a fazerem o que tem de ser feito por cuidados de saúde de proximidade e qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário