segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Foi há um ano... o 9º. Enc Distrital MUSP SANTARÉM

 

Sobre o 9º. Enc Distrital MUSP SANTARÉM (1)

 


Os serviços públicos no Distrito

e as propostas/reivindicações dos utentes

 

O acesso a serviços públicos de toda a população é uma das traves mestras do regime democrático definido pela CRP. As dificuldades sentidas pelos utentes no acesso a serviços de proximidade e qualidade põem em causa direitos humanos e princípios de igualdade e aspirações a condições de vida digna. Compete também aos utentes denunciar problemas e apresentar propostas/reivindicações a quem tem poder e meios para os resolver.

1   ACÇÃO SOCIAL

CaracterizaçãoÉ muita a diversidade de entidades que desenvolvem o apoio a famílias, a estudantes, a idosos, a crianças, a deficientes… a Administração Central/Governo tem ao longo dos anos delegado as suas responsabilidades no sector social e privado, com tão poucos apoios que, por vezes, essas entidades se escusam de trabalhar com a Segurança Social. Essencialmente com motivos politico eleitorais as autarquias promovem algumas acções (por vezes redundantes) junto de algumas camadas da população (Apoio a estudantes, Cartão Jovem, Cartão sénior…); …

Reivindicações: Em período pós-pandemia e de agravamento das condições socio-económicas é fundamental reforçar o apoio social, como os vários serviços domiciliários junto das populações mais débeis, idosas e a viver mais isoladas; Apoiar as IPSS (também afectadas pelo aumento dos custos de contexto) pois são fonte de emprego local e forma de resolver problemas sociais; formação e valorização salarial dos recursos humanos nas IPSS e entidades similiares…             

2   ACESSIBILIDADES

Caracterização: a ferrovia (Linhas ferroviárias: Norte, ramal Tomar, Leste, Beira Baixa, Linha Vendas Novas) não tem merecido a dinamização necessária por parte das entidades responsáveis; é gritante o estado de manutenção (com as chuvas vai piorar) e sinalização de algumas das rodovias apesar do esforço pré-eleitoral das autarquias; as populações e actividades económicas continuam a ser castigadas com a permanência de portagens e com a falta de vias estruturantes (pe IC3 e travessias do Tejo).

Reivindicações: Modernização linha do Norte; requalificação da Estação do Entroncamento e outras; Passagens de nível desniveladas; novas travessias do Tejo (p.e. Constância) e manutenção das actuais; Terminar o IC3; ligar o IC9 à A1; Vias alternativas e manutenção para N118, N3 (p.e. Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Benavente, Samora Correia, Cartaxo, Vale Santarém,…); Abolição das portagens nas A23, A13, A15; Terminar as obras das  Barreiras de Santarém; exigir o cumprimento da promessa governamental de novas vias de ligação de Zonas Industriais às AE.

3   ÁGUA/SANEAMENTO

CaracterizaçãoA política de privatizações e concessões nas águas, saneamento e limpeza levou a preços elevadíssimos para os utentes e com os serviços a baixarem de qualidade, pondo em causa por vezes a saúde pública; Apesar de alguns avanços (quase todos na base de fundos comunitários), o saneamento ainda não chegou a todo o distrito; Custos elevados, principalmente nas concessões a privados; Excessivo recurso à terceirização dos serviços (p.e. Suma, nos lixos); Infraestruturas antiquadas com consequências ao nível da qualidade e nas perdas de água; obras mal programadas e inacabadas (muitas nas acessibilidades) são frequente e justificado motivo para o protesto das populações; …

Reivindicações: Propriedade e gestão pública de todo o sector e prática de preços que se ajustem aos rendimentos das famílias; Implantação de novas, substituição e manutenção das infraestruturas da distribuição de água; Extensão de saneamento a todo o distrito; Construção de novas ETAR’s e funcionamento eficaz das existentes

4   AMBIENTE

CaracterizaçãoEpisódios frequentes de poluição hídrica nas bacias hidrográficas do Tejo, Alviela, Nabão, Almonda, Rio Maior; episódios permanentes de poluição atmosférica grave em muitas regiões por acção de empresas que não cumprem a legislação ambiental;  poluição sonora em zonas habitacionais (p.e. passagem de vias estruturantes nos/junto a meios urbanos; poluição luminosa e “publicitária”…

ReivindicaçõesAcção eficaz dos serviços competentes junto das fontes poluidoras; recuperação ambiental do Tejo e afluentes; Combater as espécies invasoras aquáticas; Tratamento de resíduos, feito por estruturas intermunicipais inteiramente públicas e com valores correspondentes à prestação de serviços e não em função de lucros; acessos funcionais, de qualidade e seguros ao Eco Parque do Relvão);… 

5   COESÃO TERRITORIAL

CaracterizaçãoOs défices demográficos, o envelhecimento e a desertificação são consequências de políticas nacionais e locais. Há exemplos de apoio activo (decisões próprias e não contestam/apoio a decisões da administração central) de autarcas à criação de “interiores” dentro dos limites distritais e concelhios; Muitos encerramentos recentes de muitas actividades económicas; Os meios rurais foram/estão a ser progressivamente esvaziados de serviços públicos (extensões de saúde, farmácias, escolas, ctt, transportes públicos, serviços financeiros, telecomunicações, abastecimento outros produtos...)

ReivindicaçõesNovos e manutenção de serviços públicos de proximidade são fonte de emprego, algum bastante diferenciado e condição determinante para a fixação das populações. Apoiar novos processos de acompanhamento das populações mais isoladas (p.e. Unidades Móveis de serviços públicos); dinamização dos mercados municipais com produtos locais;…valorização do património natural;

6   CULTURA/DESPORTO

Caracterização: há um evidente subfinanciamento do sector e um privilégio para as actividades de carácter recreativo; o divertimento suplanta a produção cultural e a formação de públicos;  desvalorização de grande parte do património imaterial e edificado; As autarquias estão transformadas em “colectividades c/muito dinheiro” para promoverem eventos recreativos ao mesmo tempo que escasseiam os apoios centrais e locais ao movimento associativo (cultural e desportivo) para um trabalho coerente e contínuo com as populações; …

Reivindicações: Valorização/recuperação do património edificado, cultural, desportivo e natural (p.e. Rosa Damasceno, dezenas de espaços desportivos abandonados,…); apoio à produção cultural como defende o movimento “1% para a cultura;…

7   DESCENTRALIZAÇÃO/AUTARQUIAS

Caracterização: É valioso património público/autárquico: espaço público, cultura, desporto, recreio; os recursos financeiros são muito heterogéneos (receitas próprias, impostos, financiamentos centrais e comunitários) muitas vezes aplicados e “modas” (baloiços; passadiços; ciclovias, entretenimento…) em vez de infraestruturas e serviços indispensáveis. …

Reivindicações: não devem ser atribuídas novas competências às autarquias sem medidas prévias e paralelas de âmbito financeiro e de organização, priorizando a eliminação urgente de carências, em particular de meios humanos, técnicos, de infraestruturas e equipamentos.  O financiamento de novas competências deve observar o princípio constitucional da justa repartição dos recursos do Estado e assegurar condições de estabilidade na sua aplicação; Combate à terceirização de serviços públicos; Melhorar o espaço público; Constituição representativa dos Conselhos Municipais e a elaboração participada das Cartas Municipais (Educação, Saúde…) 

8   EDUCAÇÃO

Caracterização: Rede pública de ensino pré-primário insuficiente; falta de auxiliares; as instalações, apesar do esforço dos últimos anos na construção de centros escolares (o que foi e é motivo de despovoamento de muitas localidades); a externalização de serviços tem graves consequências na manutenção dos estabelecimentos de ensino e na qualidade das refeições servidas; professores com acumulação de horários em diferentes escolas; há uma diversidade de graus e estabelecimentos de ensino: Ensino superior/politécnicos (1600 vagas em 2022 / 549 Tomar, 1055 Santarém); Ensino Superior Privado (p.e. ISLA que anuncia novas instalações); Escolas Profissionais; Ensino artístico; Oferta privada/social (com especial peso Fátima/Ourém); Ensino Especial. …

ReivindicaçõesInstalação de rede pública de creches/infantários; Transportes escolares compatíveis com horários escolares; Estudar e implantar medidas que evitem encerramento das escolas nos meios rurais; mais alojamento para estudantes deslocados; reforço das estruturas de apoio a famílias com filhos em idade escolar; mais profissionais nas escolas; melhorar as instalações e recusar (até ao limite) encerramento de estabelecimentos escolares.

9   ENERGIAS

Caracterização: Preços elevadíssimos (ainda mais tendo em conta rendimentos famílias); gaz de botija com preços muito acima do valor do serviço; electricidade fornecida, em muitas zonas, em condições técnicas deficientes às empresas e às famílias;

Reivindicações: Propriedade e gestão pública do sector estratégico da energia; Limitação de preços ao consumidor; Baixa universal do IVA para 6%; Promoção da autonomia eléctrica (energias renováveis); Promoção da poupança;…          

10   HABITAÇÃO

Caracterização: Deterioração acelerada do parque habitacional; começa a sentir-se, principalmente nos meios urbanos, o problema habitacional, atingindo os sectores mais carenciados e em particular as novas gerações; rendas caras com pouca oferta e mensalidades a sofrer com o efeito do aumento das taxas de juro.

Reivindicações: Aumentar a oferta pública de habitações com condições dignas e valores compatíveis com o rendimento disponível das famílias; recuperação do património habitacional degradado; garantir conforto térmico e eficiência energética nos edifícios; desburocratização e rapidez nos processos de licenciamento urbanístico;…

11   INFORMAÇÃO

CaracterizaçãoOs meios de comunicação vivem, em alguns casos, evidentes dificuldades económicas que põem em causa até a sua existência. Talvez por isso, informação é cada vez mais opinião tendenciosa e reprodução de gabinetes de comunicação com claros objectivos politico-partidários e/ou defesa de projectos “bairristas”, minorando as iniciativas e opiniões populares em defesa dos seus direitos.

ReivindicaçõesPolíticas de informação que respeitem a isenção e o interesse das populações, reforçando a sua acção pedagógica; apoio estrutural à comunicação social local e regional. 

12   JUSTIÇA

Caracterização: O preço das custas judiciais continua a dificultar o acesso de muitos cidadãos aos respectivos serviços. O processo de isenção de custas não está facilitado para quem a ele recorre. Muito embora tenham reaberto e sido reajustada a competência de alguns tribunais, estes continuam com graves carências de meios humanos, equipamentos e instalações condignas. Há episódios de falha dos sistemas informáticos (CITIUS, SITAF). 

ReivindicaçõesRedução das custas judiciais; Combate à iliteracia judicialRedução da burocracia e da morosidade dos processos; Mais meios humanos e meios; Cartórios Notariado em todos os concelhos. 

13   SAÚDE

Caracterização: Apontamos os problemas do SNS, mas sublinhamos que continua a ser o SNS a garantir a esmagadora maioria de cuidados de saúde. O SNS não fechou nem colapsou, ao contrário do que a propaganda de todos os seus detratores, para justificar uma maior privatização. Como está provado não há alternativa, principalmente no distrito, aos cuidados de saúde prestados pelo SNS, de forma universal e permanente. O SNS, apesar dos seus condicionalismos, continua a ser o serviço público mais importante e valioso para a população da região; no entanto, fruto de anos e anos de subfinanciamento tem graves problemas ao nível dos recursos humanos.

Oferta privada e social de cuidados de saúde no distrito caracteriza-se por: 2 pequenas unidades hospitalares; clinicas de MCDT, vivendo na base de serviços convencionados; clínicas e consultórios privados, com muitos profissionais reformados e/ou ainda a trabalhar no SNS; Um conjunto de negócios parasitam as dificuldades do SNS e a ânsia das pessoas por boas condições de saúde (cirurgias, consultas, internamento, MCDT,  e até, aparelhos auditivos, colchões, equipamentos de diagnóstico, aditivos alimentares…).

Reivindicaçõesum melhor Serviço Nacional de Saúde, com gestão pública, nos seus vários níveis de proximidade na prestação de cuidados, com uma eficiente organização e articulação entre si, complementados com os profissionais e meios técnicos necessários; prioridade `saúde pública, com o reforço das suas actividades (combate às dependências, más práticas de vida, sinistralidade rodoviária, …); Promoção da saúde em todos locais onde as pessoas vivem, trabalham, estudam, se divertem…; médico e enfermeiro de família para todos os utentes; abertura das extensões de saúde de proximidade encerradas; acabar com a diferenciação funcional e condições de trabalho entre USF e UCSP; criação de unidades móveis de saúde; concretização plena da instalação e funcionamento dos gabinetes de saúde oral; instalação de mais UCC (Unidades Cuidados à Comunidade); defesa do funcionamento permanente de especialidades hospitalares com forte impacto humano e social, como as maternidades; requalificação da Urgência de Abrantes; atribuição da UMC a todo o CHMT; instalação de UB (urgência básica) em Ourém e Coruche; A prestação de cuidados/serviços digitais de saúde; alargamento do internamento domiciliário; reduzir ao mínimo as camas sociais; médicos especialistas nos centros de saúde; Mais camas de Cuidados continuados e paliativos; recusa de deslocação das farmácias das zonas rurais para as zonas urbanas e estudar processos de facilitação de entrega de medicamentos; Valorização remuneratória e de condições de trabalho dos trabalhadores do SNS, inclusive a sua segurança física e psicológica; Estabilidade das equipas de recursos humanos; Dedicação exclusiva e fim da promiscuidade entre público e privado; Estacionamento gratuito para trabalhadores e utentes nas áreas dedicadas das unidades de saúde: Melhorar transportes de emergência e de doentes não urgentes (INEM/bombeiros e outras entidades); criação de Central de transporte de doentes; Humanização e informação sobre a prestação de dos cuidados de saúde; Homogeneização da sinalética (extensível a outros serviços públicos); Adopção de novas tecnologias na organização e actos de saúde; …

14   SEGURANÇA PÚBLICA/PROTECÇÃO CIVIL

Caracterização: às forças de segurança faltam recursos humanos e meios para policiamento eficaz, preventivo e de proximidade; na protecção civil em vez de prevenção e acção pedagógica (que tem melhorado) actua-se depois dos acontecimentos revelando-se a escassez de meios para resolver as necessidades das populações; os incêndios todos os anos são causa de grande sofrimento para as populações;…

ReivindicaçõesMais e melhores instalações, meios e recursos humanos para as forças policiais; Fusão das forças policiais (GNR e PSP); Prevenção com presença física de agente; Valorização da Escola de Polícia; Reforçar os apoios às Corporações de Bombeiros e coordenar os meios existentes; promoção de acções de gestão das faixas de combustível;…

15   SEGURANÇA SOCIAL

Caracterizaçãoreconhecendo a importância relevante e indispensável da segurança social pública e universal, lamenta-se a prevalência de reformas e prestações sociais dramaticamente baixas para grande parte da população, agravada por uma crise inflaccionária; estruturas públicas insuficientes para as populações mais carenciadas e grupos de risco. Falta evidente de recursos humanos nos serviços o que atrasa (dramaticamente em alguns casos) a resolução de problemas dos beneficiários e promove um atendimento cada vez mais impessoal; …

Reivindicações: garantir a segurança social pública e universal; actualização de todas as pensões e prestações sociais na base do indíce da inflacção e extraordinária anual das pensões mais baixas; reforçar o apoio às populações carenciadas e a grupos de risco; criação de rede pública de alojamento para idosos; Mais e melhor acompanhamento das IPSS pelos serviços da Segurança Social; Pagamento atempado dos apoios técnicos;…

16  SERVIÇOS CENTRAIS DESCENTRALIZADOS

CaracterizaçãoHá a tendência de Delegações distritais de serviços centrais encerrarem os seus serviços e se concentrarem em Lisboa e até em outros distritos. Há bons exemplos de proximidade e que devem ser exemplo, o caso do IEFP (formação, apoios, serviços), para outros serviços centrais que devem prestar apoio à vida em comunidade e às suas actividades.

Reivindicações: Oposição à centralização de serviços descentralizados e apoiar todos os casos em que alguns serviços possam instalar-se no distrito.           

17   SERVIÇOS FINANCEIROS

CaracterizaçãoAumento desmesurado do custo dos serviços e a criação de encargos (p.ex. anuidades dos cartões bancários), encerramento de agências/balcões (metade nos últimos 10 anos), a dispensa de muitos trabalhadores, a localização anacrónica de caixas de multibanco e ultimamente a redução de horários de agências da CGD, afectando as populações e as actividades económicas existentes;

Reivindicações: serviços de proximidade, principalmente o serviço público bancário da CGD; recusa de aumento de novas taxas, como a que querem aplicar nas caixas multibanco; Dotar os balcões de recursos humanos compatíveis com a procura de serviçosCaixas multibanco em todas as freguesias;…

18   SERVIÇOS POSTAIS

CaracterizaçãoCom os CTT privatizados está em causa a universalidade, a confidencialidade e a distribuição diária no serviço postal; Problemas nas distribuições postais essencialmente por falta de recursos humanos; Encerramento de estações e postos CTT, optando-se em alguns casos por contratualizações (leoninas) com autarquias, particulares e instituições sociais; Freguesias que ficam sem qualquer serviço (nem concessões);…

Reivindicações: Controle público do serviço estratégico da distribuição postal; Distribuição diária e universal de correspondência postal, com mais trabalhadores; Uma estação/posto em todas as freguesias;            

19   TELECOMUNICAÇÕES

CaracterizaçãoContinua a haver populações sem acesso ao serviço TDT e a telecomunicações de qualidade, concretamente voz e banda larga e condições de igualdade comercial; Problemas frequentes de cibersegurança; …

Reivindicações: Controle público do serviço estratégico da distribuição postal e de telecomunicações; Combate à iliteracia digital para promover o acesso a serviços públicos; Cobertura de todo o território distrital de telecomunicações de qualidade, incluindo ao TDT; Implantação de novas tecnologias p.e. 5G; Preços das telecomunicações em sintomia com o rendimento das famílias.

20   TRABALHADORES EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Caracterização: Manifestar gratidão aos trabalhadores que “vestem a camisola” do Serviço Público. Eles, com a sua disponibilidade, o seu saber e o seu espírito de sacrifício, contribuem para serviços públicos de proximidade e qualidade, valorizando a qualidade de vida dos cidadãos. Na generalidade os trabalhadores das entidades prestadoras de serviços (públicas, privadas e sociais) auferem baixos rendimentos mensais. Uma parte desses trabalhadores enfrentam condições de trabalho de elevada perigosidade e insalubridade.

Reivindicações: Apoiar as reivindicações dos trabalhadores para melhorar a proximidade e qualidade dos serviços públicos. Apoiar a sua luta pela melhoria das suas condições de trabalho e contratuais. Exigência de mais recursos humanos, condição base para a humanização dos serviços públicos.

 

21   TRANSPORTES

Caracterização: continuam a ser caros, com pouca qualidade, frequência e coordenação, não correspondendo às necessidades das populações que se têm de deslocar, (a da implementação de alternativas como o “transporte a pedido” e “serviços urbanos”). As ligações regionais e interurbanas; em muitas zonas rurais são escassas e deixou de haver transporte colectivo rodoviário aos fins-de-semana e fora do período de aulas (muitos serviços não coordenados com os horários escolares); a alternativa do transporte individual não é opção dado o elevado preço dos combustíveis; Não são potenciadas as linhas ferroviárias do distrito (Norte, Tomar, Leste, Beira Baixa, Vendas Novas);           

ReivindicaçõesTransportes urbanos gratuitos; o transporte ferroviário em coordenação com outros meios de transporte tem que ser incrementado; Manutenção e modernização equipamentos, vias e estações/terminais/paragens; Coordenação de horários entre diversos meios transporte; Passes distritais/regionais; Tarifários e políticas de estacionamento nos espaços públicos amigos do ambiente; …

 


Sem comentários:

Enviar um comentário