https://www.abrilabril.pt/local/utentes-de-santarem-em-defesa-do-servico-nacional-de-saude
Utentes de Santarém em defesa do Serviço Nacional de Saúde
Confrontados com a degradação dos serviços, os utentes realizam uma «Vigília em defesa do SNS» junto ao Hospital Distrital de Santarém (HDS), no dia 13 de Outubro, a partir das 17h30.
A iniciativa é da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém e foi anunciada na passada quinta-feira, numa nota à imprensa.
«Os utentes do SNS estão a ser confrontados com uma dramática degradação dos serviços do HDS, sendo o facto mais recente as perturbações verificadas na urgência, que obrigam à deslocação de doentes para outras unidades hospitalares», lê-se no texto.
A Comissão alerta ainda para o novo aumento do número de utentes sem médico de família nos centros de saúde da área de influência do HDS – mais de mil entre Agosto e Setembro, sendo actualmente uma realidade que afecta quase 50 mil pessoas. Em todo o distrito de Santarém, «há mais de 100 mil utentes sem médico de família», denuncia.
Neste sentido, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém defende que «é preciso pôr cobro a esta situação que visa destruir o Serviço Nacional de Saúde».
Para tal, cabe ao Governo «tomar as medidas urgentes e adequadas para dignificar o estatuto dos profissionais de saúde e as suas condições de trabalho», sublinha.
O objectivo – lê-se na nota – é que «a permanência no SNS seja atractiva», permitindo assim «a admissão de profissionais em quantidade suficiente para que os serviços de Saúde funcionem eficazmente».
Sem comentários:
Enviar um comentário