Manifestação do 25 Abril, Lisboa/Av Liberdade
quarta-feira, 30 de abril de 2025
No próximo dia 5 de maio assinala-se o 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚
No próximo dia 5 de maio assinala-se o 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚

Eleições de 18 maio - eleger deputados para mais e melhores serviços públicos...
No 1º de MAIO junta-te ao MURPI e desfila connosco.
No 1º de MAIO junta-te ao MURPI e desfila connosco.
MURPI - Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos
terça-feira, 29 de abril de 2025
Torres Novas: dias de PAVIMENTAÇÃO de estradas...
Unidade Local de Saúde do Médio Tejo e Unidades de Cuidados de Saúde Primários da região em pleno funcionamento
UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO MÉDIO TEJO E UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS DA REGIÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO
O Conselho de Administração da ULS Médio Tejo expressa o seu agradecimento profundo:
· Aos utentes, pela compreensão e cooperação;
· Às autarquias, entidades de proteção civil e restante comunidade, pelo apoio e disponibilidade imediata;
· E, de forma muito especial, aos profissionais de saúde, que garantiram a segurança de todos os doentes internados e admitidos no Serviço de Urgência. Destacamos ainda o trabalho fundamental das equipas técnicas dos Serviços de Instalações e Equipamentos, Informática, Gestão de Doentes, Logística, e todos os profissionais que estiveram no centro da operação para assegurar a continuidade dos cuidados em segurança.
Este episódio reforçou, mais uma vez, a resiliência e capacidade de resposta da nossa instituição e do Serviço Nacional de Saúde.
ULS LEZÍRIA - retomou a actividade normal
MÉDIO TEJO: mais uma vítima (jovem de 26 anos, morador em Riachos) da SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA
SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA: Um problema de saúde que se tem de combater todos os dias!
João Perdigão tinha 26 anos e foi vítima mortal de um acidente de viação nesta segunda feira, dia 28 de abril. Nasceu e residia em Riachos, Torres Novas, deixando a comunidade muito consternada.
João Perdigão foi atleta da União Desportiva Atalaiense e foi colaborador do Instituto Politécnico de Tomar. Atualmente era árbitro de futebol e presidente da Juventude Socialista de Torres Novas tendo estudado na Coimbra Business School ISCAC, Escola de Negócios e Ciências Empresariais.
Negócios privados deixam Portugal às escuras... compram fora, o que se pode produzir cá dentro!!!!
"A REN informa que foi recuperada a produção nas centrais de Castelo de Bode e Tapada do Outeiro..."
segunda-feira, 28 de abril de 2025
𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐨 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨 𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬
https://www.facebook.com/ULSMEDIOTEJO
sábado, 26 de abril de 2025
BENAVENTE: Posto Médico de Foros da Charneca reabre a 30 de abril
https://noticiasdosorraia.sapo.pt/posto-medico-de-foros-da-charneca-reabre-a-30-de-abril/
Posto Médico de Foros da Charneca reabre a 30 de abril
O Posto Médico de Foros da Charneca, no concelho de Benavente, será reinaugurado na próxima terça-feira, 30 de abril, às 11h30, entrando em funcionamento de imediato. A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Benavente, que anunciou com satisfação a reabertura deste importante equipamento de saúde.
A cerimónia contará com a presença do presidente da autarquia, Carlos Coutinho, e do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, Dr. Carlos Andrade Costa.
Segundo a Câmara Municipal, as obras de requalificação da extensão médica, a cargo da autarquia, estavam concluídas há já algum tempo. A reabertura ficou pendente da finalização dos trabalhos técnicos de ligação ao sistema informático do Ministério da Saúde, situação entretanto resolvida.
Com luz verde da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, o posto médico volta agora a assegurar cuidados de saúde primários à população dos Foros da Charneca, na freguesia de Benavente.
O município sublinha que este é um dia especialmente importante para a comunidade local, que vê restabelecido um serviço de proximidade fundamental para o bem-estar e qualidade de vida da população.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
ABRANTES - sábado, 26 abril, RECOLHA SANGUE no hospital
Convidamos todas e todos a abraçarem este desafio e deslocarem-se este sábado, dia 26 de abril, até à Unidade Hospitalar de Abrantes da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) para doar sangue!
Tragam amigos e família, esperamos por todos vós!
Este sábado o Serviço de Sangue da Unidade Hospitalar de Abrantes da ULS Médio Tejo estará aberto entre as 9h00 e as 12h30 para receber a dádiva de todos quantos queiram contribuir com este gesto solidário e altruísta que salva-vidas! Se tem entre 18 e 65 anos, tem peso igual ou superior a 50 kg e tem hábitos de vida saudáveis, junte-se a esta família solidária.
Pode doar sangue numa das três Unidades Hospitalares da ULS Médio Tejo, durante os dias úteis:
– Unidade Hospitalar de Abrantes, às terças, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30;
– Unidade Hospitalar de Tomar, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30;
– Unidade Hospitalar de Torres Novas, todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30.
Dar sangue é dar vida! Contamos consigo!
Dinheiro que podia ir para as funções sociais do Estado vai ser usado para a guerra
Dinheiro que podia ir para as funções sociais do Estado vai ser usado para a guerra
Na União Europeia, a chamada «regra de ouro» do défice, um garrote que condiciona o desenvolvimento dos Estados, está contemplado no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) que regula as finanças públicas dos países da zona do euro. Basicamente estipula que os défice orçamental não deve ultrapassar 3% do PIB.
Em nome de um suposto «equilíbrio orçamento» e de um dogmatismo financeiro, os Estados ficam impossibilitados de investir nas suas funções sociais. A política da União Europeia condiciona os países menos desenvolvidos e aposta na manutenção de um quadro assimétrico na zona euro.
Parece, no entanto, que há excepções na política neoliberal e uma dessas é em prol do belicismo e da guerra. De forma a contornar as limitações, a Comissão Europeia criou um mecanismo de excepção que permite contornar a «regra de ouro» e o Governo português, submisso a todas as imposições, acedeu.
Numa nota divulgada pelo Ministério das Finanças é explicado que a activação da cláusula permite que as despesas relacionadas com a área da «defesa», até ao limite de 1,5% do PIB, não sejam contabilizadas nos limites impostos pelos tectos da despesa primária líquida, definidos no Plano Orçamental-Estrutural Nacional de Médio Prazo (POENMP), para 2025-2028.
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas, disse que a activação deste mecanismo «possibilita que nos próximos anos possamos investir mais na área da defesa sem prejudicar o caminho de sustentabilidade das contas públicas». Quer isto dizer que havia dinheiro para melhorar o SNS ou a Escola Pública, mas nunca houve vontade governativa, optando o Executivo por deixar os serviços públicos no colapso.
Esta situação é ainda mais escandalosa na medida em que parte de um acordo de regime. Esta semana o Executivo PSD/CDS-PP garantiu que a sua decisão foi «consensualizada com o maior partido da oposição», o Partido Socialista, que foi «ouvido pelo Governo neste processo».
quinta-feira, 24 de abril de 2025
“VIAGEM DE FINALISTAS – Diversão 100Riscos” // USP da ULS Médio Tejo promove ações de sensibilização
Durante as férias da Páscoa, muitos estudantes do 12.º ano do ensino secundário participaram na tão aguardada Viagem de Finalistas – um momento marcante que simboliza o encerramento de um ciclo académico e o início de uma nova etapa na vida estudantil.
Com o objetivo de promover uma vivência mais segura e consciente desta experiência, a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), em parceria com as Forças de Segurança – Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) – e o Centro de Respostas Integradas do Ribatejo (CRIR), dinamizou novamente o projeto de intervenção comunitária “Viagem de Finalistas – Diversão 100Riscos & Next Step”.
A iniciativa abrangeu várias centenas de alunos do 12.º ano, das escolas dos diferentes concelhos da área de abrangência da ULS Médio Tejo, e decorreu entre janeiro e março, ou seja, nos meses que antecederam a partida dos jovens para a sua viagem.
Para além de transmitir mensagens preventivas sobre os riscos associados ao consumo excessivo de álcool e de substâncias psicoativas ilícitas, o projeto procurou também reforçar uma perspetiva positiva e responsável sobre a experiência das viagens de finalistas, incentivando a adoção de comportamentos seguros e conscientes.
TORRES NOVAS: Avenida dos Negréus precisa de manutenção
VILA NOVA BARQUINHA: começou a recolha de assinaturas pela REABERTURA das EXTENSÕES DE SAÚDE...
