sexta-feira, 4 de junho de 2010

Afinal, as USF também têm problemas

FALTA DE AUXILIARES PÕE EM CAUSA ASSISTÊNCIA AOS UTENTES NA USF DE PONTÉVEL

A falta de auxiliares de limpeza está a colocar em causa a prestação de cuidados aos utentes da Unidade de Saúde Familiar de Pontével, no concelho do Cartaxo. Na quarta-feira, 19 de Maio, os vinte e um utentes que se dirigiram à unidade regressaram a casa sem efectuar qualquer tipo de tratamento. Os gabinetes de enfermagem tinham o lixo contaminado por recolher e o material usados nos tratamentos, como pinças ou tesouras, estavam por lavar e esterilizar. Tarefa que é normalmente da responsabilidade das auxiliares, designadas como assistentes operacionais

A Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I – que tem sede em Pontével, mas funciona com dois extensões em Vale da Pedra e Valada – chegou a conta com quatro assistentes operacionais para assegurar a limpeza e manutenção do espaço.

Uma assistente reformou-se, duas estão de baixa e mais recentemente a terceira acabou também por ficar em casa com atestado (que entretanto regressou na segunda-feira, 31 de Maio).

A USF passou a funcionar a partir de 20 de Maio apenas com o serviço de uma contratada duas horas por dia para assegurar a limpeza dos três espaços afectos à Unidade de Saúde Familiar. A funcionária garantiu apenas o serviço até à última sexta-feira, 28 de Maio.

Inicialmente os próprios médicos e enfermeiros chegaram a limpar vomitado e a retirar lixo o chão, mas a situação tornou-se insustentável nas últimas duas semanas.
....
in "O Mirante On line" 3.6.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário