quarta-feira, 22 de junho de 2011

Actividade do movimento de utentes (106)



MUSS de Gaia / Espinho
Encontro de comissões de utentes da saúde


Vimos por este meio informar que o MUSS de Gaia / Espinho organizou no dia 18 de Junho, um encontro com as Comissões de Utentes de Gaia 1 e Gaia 2 / Espinho.

Para apresentação do plano de desempenho dos ACES Gaia e Espinho / Gaia e assuntos de interesse geral para todos os Utentes.

Cada comissão presente informou sobre a sua actividade e as dificuldades das suas unidades de Saúde.

A salientar o seguinte:

Preocupações: a falta de transporte dos Utentes de todo o ACES Espinho / Gaia para o Hospital Eduardo Santos Silva, de forma acentuadíssima depois 20 horas, bem como o facto de as empresas de transporte ainda não terem aderido ao sistema andante, sendo uma mais valia financeira e de grande peso para todos; o facto de as farmácias aconselhar genéricos de genéricos, mesmo quando o médico coloca a cruz; a despreocupação de alguns Utentes em relação à vacinação; o facto de haver Utentes inscritos em mais do que uma Unidade de saúde. As notícias da imprensa sobre a possibilidade de serem encerrados alguns hospitais e o aumento das Taxas Moderadoras, o momento que o País atravessa não é fácil e a Saúde é o bem mais fundamental para todos os esforços que tenham de vir a ser efectuados.

Apelo devido à falta de médicos e muitos enfermeiros no desemprego e verificando nós como muito trabalho pode e deve ser efectuado por enfermeiros apelamos para a Tutela contratar maior numero destes profissionais a bem da Saúde, pois é sem dúvida alguma que a maior poupança se verifica na prevenção.

A parabilizar o facto de a USF Santo André de Canidelo estar tão bem classificada e que sirva de exemplo de trabalho de equipa para outras. O facto de o Centro Diagnóstico Pneumológico - BCG situada em Gaia estar ao serviço dos dois ACES, só valoriza o trabalho lá desenvolvido.

Nota importante a mais valia da existência de Comissões de Utentes nas Unidades de Saúde ainda não está a ser rentabilizado como deveria, em algumas Unidades, somos sem dúvida um parceiro e um aliado para um melhor desempenho, um veiculo para chegar junto de todos os Utentes e trabalhamos em prol de um melhor Serviço Nacional de Saúde.

O serviço de saúde resulta de um processo evolutivo de aperfeiçoamento constante, influenciado por determinantes diversificadas que não dependem apenas das decisões governamentais, mas também da participação e adesão das forças envolvidas, destacando-se os profissionais de saúde e, em especial, os cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário