domingo, 19 de janeiro de 2014

Sobre a reunião do Secretariado do MUSP SANTARÉM


Sobre a reunião do Secretariado do MUSP SANTARÉM

PARA DEFENDER SERVIÇOS PÚBLICOS DE PROXIMIDADE E QUALIDADE

REFORÇAR A ORGANIZAÇÃO DOS UTENTES

 Na sua primeira reunião de 2014, realizada em Torres Novas, o Secretariado do MUSP SANTARÉM, analisou as condições de prestação dos variados serviços públicos no Distrito, tendo concluído que se tem vindo a verificar uma constante deterioração, podendo mesmo a vir a agravar-se fruto das restrições impostas pelas medidas governamentais espelhadas no Orçamento de Estado para 2014. Vivemos um tempo em que estão em perigo os serviços públicos. Uns encerram, outros ficam mais longe e mais caros. Outros, ainda, deixam de ter a qualidade necessária. São directamente prejudicadas as populações e as comunidades locais ficam mais pobres.

Foram tomadas as seguintes decisões:

Indicou-se a data de 12 de Abril de 2014, para a realização do III Encontro Distrital de Comissões e Utentes dos Serviços Públicos, em Santarém, onde para além da análise da prestação dos diversos serviços públicos, serão tomadas medidas de reforço do movimento de utentes, eleito o novo secretariado e decididas iniciativas públicas de protesto e reivindicação.

Depois de ter sido feito o balanço da Reunião Pública em Constância (que se realizou a 13 de Janeiro) e terem sido dadas informações sobre a preparação das próximas reuniões em Tomar e Torres Novas (respectivamente a 20 e 27 de Janeiro), foi decidido calendarizar novas iniciativas (p.e. em Santarém, Chamusca, Alcanena e Entroncamento), com o objectivo de possibilitar o debate da prestação dos serviços públicos e organizar os utentes com a criação de Comissões concelhias de Utentes dos Serviços Públicos, o que já se concretizou em Constância.

Apesar da actividade heterogénea das diversas comissões e depois de ser dada bastante informação sobre a prestação de serviços públicos (Na saúde: falta de médicos e ouros profissionais em muitos concelhos com destaque para Salvaterra, Rio Maior, Abrantes e Ourém; problemas crescente com o acesso a cuidados hospitalares nomeadamente nas urgências; diminuição de horários nos atendimentos complementares; perspectivas de encerramento de Extensões de Saúde… Nos transportes e acessibilidades: redução de horários quer nos transportes rodoviários quer ferroviários; pagamento de portagens em vias essenciais para a circulação de pessoas e bens… Nas comunicações: falhas consecutivas nas comunicações fixas e móveis… Nos serviços descentralizados: perspectiva de encerramento de muitas repartições de finanças e de alguns tribunais…) foi decidido manter e reforçar os contactos e reuniões com diversas entidades, como ÀGUAS DO RIBATEJO (dia 23 de Janeiro) e junto dos ACES MÉDIO TEJO e LEZIRIA e dos hospitais de Santarém e Médio Tejo. Serão tomadas posições públicas sobre o encerramento das Repartições de Finanças e dos Tribunais. Também, em Almeirim e Rio Maior haverá iniciativas relacionadas com a prestação de cuidados de saúde. Em Benavente, também irá haver iniciativas da Comissão de Utentes local.

Manifestou-se apoio à jornada de luta nacional de 1 de Fevereiro, convocada pela CGTP e que tem uma iniciativa descentralizada em Santarém. Para além de um documento informativo e mobilizador, decidiu-se afirmar a presença do MUSP SANTARÉM através de cartazes com reivindicações próprias, na Manifestação que terá lugar entre a Segurança Social e o Largo Cândido dos Reis, a partir das 15 horas.

Marcou-se nova reunião do Secretariado para 14 de Fevereiro, em Rio Maior. Nesta reunião serão definidas as linhas orientadoras da participação das estruturas dos utentes no âmbito das comemorações do 40º. Aniversário do 25 de Abril.

Dist. Santarém, 18.1.2014
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário