Nota à Comunicação Social
SEMANA DE LUTA POR MELHORES
ACESSIBILIDADES E TRANSPORTES
no Distrito de Santarém
RECLAMA MAIS INVESTIMENTO E MANUTENÇÃO
DE INFRAESTRUTURAS E EQUIPAMENTO
A Semana de Luta por melhores
acessibilidades e transportes/mobilidade no distrito de Santarém, promovida
pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP/DISTRITO DE SANTARÉM e
comissões de utentes locais e sectoriais, reclamou mais investimento e
manutenção de infraestruturas e equipamento e campanhas de sensibilização para
mais utilização de transportes públicos e segurança rodoviária, a partir de
diversas iniciativas realizadas em vários concelhos, desde a passada
segunda-feira, até hoje, sexta.
Em destaque, estiveram os BUZINÕES (também
com distribuição de documentos), em simultâneo, na quinta-feira, 13 abril, em
cinco localidades atravessadas pela estrada nacional 118 (Benavente,
Salvaterra, Almeirim, Alpiarça, Rossio Sul Tejo), em que foi exigida a
requalificação e modernização daquela via.
Ao longo destes cinco dias, em diferentes
localidades, foram denunciados os problemas existentes, fruto da ausência de
investimento e de manutenção, em outras estradas nacionais ou municipais: N119,
N3, N114, IC2, N357. Também, em Torres Novas foi feita uma iniciativa sobre o
mau estado de algumas rotundas e a necessidade de a construção de novas.
No plano das vias rodoviárias, foi
feita a exigência da abolição das portagens na A23, na A13, na A15 e na A10,
com tomadas de posição públicas e contactos institucionais das Comissões
Utentes do Médio Tejo e da Comissão do Concelho de Tomar, esta focando
especificamente o caso da A13. Também as travessias do Tejo não foram
esquecidas, pois durante toda a semana continuou a recolha de assinaturas para
a Petição pela Construção de Nova Ponte na Chamusca/Golegã e Conclusão do IC3 e,
foi divulgado e distribuído um documento reivindicando nova Ponte de
Constância.
Os utentes dos transportes rodoviários
de passageiros, no Concelho de Santarém, confrontam-se hoje com a insuficiência
da rede de carreiras na ligação entre a cidade e as zonas rurais; entre o
transporte rodoviário e o transporte ferroviário; no funcionamento dos
transportes urbanos, em todos os dias da semana e em todo o ano. Hoje, de
manhã, utentes distribuíram um folheto à porta do Terminal, para reclamar
melhores transportes.
O território do distrito de Santarém é
atravessado por cinco linhas ferroviárias (Norte, Tomar, Leste, Beira Baixa e
Vendas Novas), o que possibilitaria que o comboio fosse um meio de transporte
de passageiros estruturante neste território.
Mas falta investimento para modernizar
as infraestruturas e o material circulante. É precisa uma maior cadência de
horários, estações e apeadeiros modernizados (foram feitas iniciativas
específicas, e com documentos próprios, nas Estações do Entroncamento e Rossio
ao Sul do Tejo, com muito boa aceitação por parte das centenas de utentes
contactados, pois se defende a modernização das estações, requalificação dos
espaços envolventes e articulação de horários com transportes rodoviários),
traçados corrigidos para aumentar a velocidade dos comboios, novo material
circulante.
Sendo a ferrovia um factor de coesão
territorial, importa que a Linha do Leste, na ligação até à fronteira com
Badajoz seja modernizada e electrificada. No caso da Linha de Vendas Novas, é
necessário repor o serviço de passageiros, até ao Setil, na ligação à Linha do
Norte, com a natureza de serviço público.
O Grupo Coordenador do MUSP Santarém
considera muito importante esta iniciativa e apela à mobilização dos utentes para
que participem em próximas acções do MUSP/DISTRITO DE SANTARÉM e Comissões
Utentes locais e sectoriais para exigirem melhores acessibilidades e melhores
transportes públicos (algumas decorrentes das queixas, reparos e sugestões de
utentes contactados).
14/04/2023
O Grupo Coordenador
do MUSP/DISTRITO/SANTARÉM
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