terça-feira, 24 de outubro de 2023

“Em Portugal são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de cancro da mama por ano”

 https://saudeonline.pt/em-portugal-sao-diagnosticados-cerca-de-7-mil-novos-casos-de-cancro-da-mama-por-ano/

“Em Portugal são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de cancro da mama por ano”

Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia do IPO de Coimbra, fala sobre o cancro da mama, sobre os desafios que este impõe, tanto a profissionais, como a doentes, familiares e cuidadores, assim como do consenso elaborado pelo projeto MAAT, “um documento extenso que reflete um trabalho de vários profissionais e de diferentes disciplinas”, destacando o que é prioritário. Segundo a especialista, são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de cancro da mama em Portugal, dos quais cerca de 20% ainda possam ser de doença avançada.

Há muitos casos de cancro da mama avançado?
Em Portugal são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de cancro da mama por ano. A maioria em fase curativa da doença, ou seja, em estádios iniciais, embora cerca de 20% possam ser casos de doença avançada, não passível de tratamento cirúrgico inicial. Também alguns casos de doença mais precoce podem recidivar mais tarde. E, por isso, estima-se que de todos os casos diagnosticados cerca de 20 a 30% correspondam a doença avançada.

Muito se tem feito para a redução da mortalidade por esta doença, sendo a medida mais impactante o rastreio e diagnóstico precoce, mas também a inovação terapêutica tem conseguido dar mais tempo de vida com melhor qualidade de vida, o que de facto é muito importante, dado que se tem verificado cada vez mais diagnósticos em mulheres cada vez mais jovens! Mas este diagnóstico não é exclusivo das mulheres. Apesar de raro, não poderemos esquecer os homens com cancro da mama!

 

“Estima-se que de todos os casos diagnosticados cerca de 20 a 30% correspondam a doença avançada”

Sem comentários:

Enviar um comentário