quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

O êxito do SNS nos transplantes pulmonares

A ULS São José, a única instituição de saúde do país onde são realizados transplantes pulmonares, realizou, este ano, 46 – o maior número de sempre. Para este feito contribuiu a reativação do programa de recondicionamento pulmonar Ex Vivo Lung Perfusion (EVLP) no Hospital Santa Marta, que permitiu tratar e recuperar três pulmões, usados na transplantação.
O EVLP é um sistema que permite avaliar, tratar e recuperar pulmões inicialmente não adequados para transplante, aumentando de forma segura o número de dadores e permitindo oferecer a mais utentes a oportunidade de um transplante pulmonar. Um avanço significativo na inovação e expansão do programa de transplante pulmonar em Portugal.
“Estes resultados só foram possíveis graças ao compromisso dos dadores e das suas famílias, cujo gesto continua a salvar vidas, e ao trabalho especializado desenvolvido pelo Centro de Referência de Transplante Pulmonar de Santa Marta, cuja concentração de atividade tem sido determinante para o progresso nacional nesta área”, diz Paulo Calvinho, Coordenador Cirúrgico do Centro de Referência.
“Temos excelentes especialistas no Hospital Santa Marta, que acumulam muitos anos de experiência, o que nos permite ter sucesso e continuar a crescer na transplantação pulmonar. É também fundamental agradecer aos dadores e às suas famílias a sua generosidade e a sua disponibilidade”, sublinha Rosa Valente de Matos, presidente do Conselho de Administração da ULS São José.
“O transplante pulmonar exige uma atuação coordenada de larga equipa multi e interdisciplinar, integradora do doente e da sua família em todo o percurso, sendo esta articulação determinante para a adequada segurança do procedimento e para a otimização dos resultados a curto e longo prazo”, refere Luísa Semedo, coordenadora do Centro de Referência.
Destaca-se o trabalho de todos os parceiros envolvidos, nomeadamente o IPST, a GNR, o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Força Aérea Portuguesa, a PSP e a ANA Aeroportos.
Desde o início do programa de transplante pulmonar, em 2001, já foram realizados 485.
ULS São José - Inovar no Cuidar

Sem comentários:

Enviar um comentário