Ao contrário do que foi anunciado, denuncia o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), o preço dos bilhetes dos comboios Alfa e Inter-cidades sofreu aumentos, entre os 50 cêntimos e 1,50 euros. «Não se compreende que o Governo permita, para além dos aumentos já referidos, outros como a electricidade, em mais de 2,9 por cento, e as portagens nas A2 e A12, na Península de Setúbal», acusa o MUSP.
Mostrar mensagens com a etiqueta Act mov utentes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Act mov utentes. Mostrar todas as mensagens
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Sobre a actividade do movimento de utentes (007) - Buzinão no Norte
As comissões de utentes contra as portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) vão realizar, no próximo dia 26 de Fevereiro, um buzinão, que abrangerá vários municípios, nomeadamente Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira. Este protesto conta com o apoio dos empresários das regiões afectadas pelas portagens nas SCUT.
Sobre a actividade do movimento de utentes (006) - Pela reabertura do Ramal de Moura
A Comissão de Utentes para a Reabertura do Ramal de Moura enviou, recentemente, uma carta ao Grupo Parlamentar do PCP onde alerta para o «prejuízo» que foi o encerramento desta linha. «Pensamos que num quadro de dinamização do transporte ferroviário, a reabertura do Ramal de Moura será um factor de desenvolvimento, tendo em conta os investimentos importantes feitos na região, nomeadamente na Barragem do Alqueva», defende a comissão.
Sobre a actividade do movimento de utentes (003) - Câmaras de Almada e Seixal juntam-se a protestos pela saúde
As Câmaras de Almada e Seixal juntaram-se ontem à tarde ao protesto organizado por utentes de saúde da Margem Sul contra a política do Governo para o sector.
O protesto juntou, no Largo Fernão Mendes Pinto, no Pragal, Almada, as Comissões de Utentes de Saúde dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
A falar por todas as Comissões de Utentes, José Luís Sales sublinhou que “não é aceitável que nos três concelhos existam 120 mil utentes sem médico de família”.
Para as Comissões, este “grave problema” só pode encontrar solução “na construção de mais centros de saúde, que tenham horários compatíveis com os das populações que trabalham, com mais médicos de família e enfermeiros”.
José Luís Sales argumentou que este quadro “faz com que as populações exerçam uma grande pressão sobre o Hospital Garcia de Orta (HGO)”, em Almada: “Este hospital foi construído para servir 180 mil habitantes e hoje tem que dar resposta às necessidades de 500 mil”.
As Comissões defendem, neste sentido, que o novo Hospital do Seixal - que deverá estar construído em 2012 - é parte da solução do problema.
No entanto, “é imperioso que o Ministério cumpra aquilo que está estabelecido no acordo estratégico de colaboração, assinado entre o município do Seixal, em representação das três autarquias, e o Estado português, a 26 de Agosto de 2009”.
“Queremos um hospital em pleno funcionamento, que permita às populações de Almada, Seixal e Sesimbra um acesso à saúde com dignidade”, acrescentou.
Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Câmara Municipal do Seixal para a Saúde, Corélia Loureiro, afirmou que a autarquia subscreve todas as reivindicações das Comissões de Utentes, acrescentando que o seu município é um dos “concelhos do país onde o rácio de médicos e enfermeiros por habitante é menor”.
Em representação da Câmara Municipal de Almada, o vereador para a Acção Social, António Matos, sublinhou que, no que respeita às respostas na área da Saúde, “talvez a metáfora do deserto se aplique a esta região da margem Sul do Tejo”.
“A falta de médicos de família em Almada tem números expressivos e é preciso que o novo Hospital do Seixal venha dar uma resposta adequada às necessidades da população, bastante para além do serviço de ambulatório”, disse.
Durante a concentração, a Comissão de Utentes pretende discutir e aprovar uma moção, que tenciona levar ao Ministério da Saúde e entregar em mão à ministra Ana Jorge, em data ainda a definir.
De acordo com o porta-voz, a acompanhar a moção seguirá um documento com reivindicações respeitantes à Saúde nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, “para que o Governo assuma as responsabilidades que tem vindo a ignorar”.
O protesto juntou, no Largo Fernão Mendes Pinto, no Pragal, Almada, as Comissões de Utentes de Saúde dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
A falar por todas as Comissões de Utentes, José Luís Sales sublinhou que “não é aceitável que nos três concelhos existam 120 mil utentes sem médico de família”.
Para as Comissões, este “grave problema” só pode encontrar solução “na construção de mais centros de saúde, que tenham horários compatíveis com os das populações que trabalham, com mais médicos de família e enfermeiros”.
José Luís Sales argumentou que este quadro “faz com que as populações exerçam uma grande pressão sobre o Hospital Garcia de Orta (HGO)”, em Almada: “Este hospital foi construído para servir 180 mil habitantes e hoje tem que dar resposta às necessidades de 500 mil”.
As Comissões defendem, neste sentido, que o novo Hospital do Seixal - que deverá estar construído em 2012 - é parte da solução do problema.
No entanto, “é imperioso que o Ministério cumpra aquilo que está estabelecido no acordo estratégico de colaboração, assinado entre o município do Seixal, em representação das três autarquias, e o Estado português, a 26 de Agosto de 2009”.
“Queremos um hospital em pleno funcionamento, que permita às populações de Almada, Seixal e Sesimbra um acesso à saúde com dignidade”, acrescentou.
Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Câmara Municipal do Seixal para a Saúde, Corélia Loureiro, afirmou que a autarquia subscreve todas as reivindicações das Comissões de Utentes, acrescentando que o seu município é um dos “concelhos do país onde o rácio de médicos e enfermeiros por habitante é menor”.
Em representação da Câmara Municipal de Almada, o vereador para a Acção Social, António Matos, sublinhou que, no que respeita às respostas na área da Saúde, “talvez a metáfora do deserto se aplique a esta região da margem Sul do Tejo”.
“A falta de médicos de família em Almada tem números expressivos e é preciso que o novo Hospital do Seixal venha dar uma resposta adequada às necessidades da população, bastante para além do serviço de ambulatório”, disse.
Durante a concentração, a Comissão de Utentes pretende discutir e aprovar uma moção, que tenciona levar ao Ministério da Saúde e entregar em mão à ministra Ana Jorge, em data ainda a definir.
De acordo com o porta-voz, a acompanhar a moção seguirá um documento com reivindicações respeitantes à Saúde nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, “para que o Governo assuma as responsabilidades que tem vindo a ignorar”.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Sobre a actividade do movimento de utentes (002) - Nova Comissão Dinamizadora e Grupo Permanente do MUSP
Composição da Comissão Dinamizadora
1.MUSS – Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde
2.Comissão de Utentes da Freguesia de Santiago do Cacém
3.Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Vendas Novas
4.Comissão de Utentes da Linha da Azambuja
5.Secretariado das Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal
6.Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho de Odivelas
7.Comissão de Utentes da Linha de Sintra
8.Comissão de Utentes da Linha do Sado
9.Associação Água Pública
10. “Movimento Unidos Pela Saúde” (Anadia)
11.Comissão Utentes V. Conde/ P. Varzim contra portagens
12.Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul
13.Comissão de Utentes da Saúde de Sines
Composição do Grupo Permanente
· Secretariado das Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal
· Associação Água Pública
· Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho de Odivelas
· Comissão de Utentes da Linha da Azambuja
· Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul
1.MUSS – Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde
2.Comissão de Utentes da Freguesia de Santiago do Cacém
3.Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Vendas Novas
4.Comissão de Utentes da Linha da Azambuja
5.Secretariado das Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal
6.Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho de Odivelas
7.Comissão de Utentes da Linha de Sintra
8.Comissão de Utentes da Linha do Sado
9.Associação Água Pública
10. “Movimento Unidos Pela Saúde” (Anadia)
11.Comissão Utentes V. Conde/ P. Varzim contra portagens
12.Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul
13.Comissão de Utentes da Saúde de Sines
Composição do Grupo Permanente
· Secretariado das Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal
· Associação Água Pública
· Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho de Odivelas
· Comissão de Utentes da Linha da Azambuja
· Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul
domingo, 31 de janeiro de 2010
Sobre a actividade do movimento de utentes (001) - 9º. ENCONTRO NACIONAL de Comissões e Associações de Utentes dos Serviços Públicos
Realizou-se no sábado (30 de Janeiro de 2010), o 9º. Encontro Nacional de Comissões e Associações de Utentes dos Serviços Públicos. Durante todo o dia nas instalações da Associação de Reformados da Arrentela (Concelho do Seixal) dezenas de representantes de estruturas do movimento de utentes debateram a actual situação dos serviços públicos e quais as acções que vão desenvolver para a defesa da sua melhoria.
O debate foi tão vivo e rico em matéria de propostas e opiniões, que foi decidido dar uma nova redacção à proposta de Resolução que foi apresentada no início do Encontro.
Foi eleita uma nova Comissão Dinamizadora e novo Grupo Permanente do MUSP.
Subscrever:
Mensagens (Atom)