quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ambulâncias (2)

Ambulâncias retidas horas no Hospital de Santarém
Devido à elevada afluência de doentes ao Hospital Distrital de Santarém as ambulâncias das corporações de bombeiros da região estão a ficar retidas durante mais de três horas à espera que lhes devolvam as macas. A directora clínica da unidade hospitalar, Maria Lopes, confirma o problema e garante que esta é uma situação normal para a época do ano. O aumento de doentes com complicações respiratórias e casos de gripe torna mais difícil ter camas disponíveis para os doentes.

“Ontem [segunda-feira] foi um dia muito complicado, hoje também está a ser. Há mais doentes nas urgências o que dificulta tudo”, esclarece a médica.

Esta é uma situação que afecta a capacidade operacional dos bombeiros que ficam com menos ambulâncias disponíveis para acorrerem a situações de emergência.

Já o ano passado em Fevereiro aconteceu uma situação semelhante. O grande volume de utentes obrigou os doentes a ficarem à espera em macas dos bombeiros por falta de camas disponíveis no serviço de urgências, que, na altura, funcionava em instalações provisórias devido a obras.

Chegaram a estar retidas mais de 20 ambulâncias de várias corporações durante várias horas à espera da devolução das macas. A situação levou o comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, a deslocar-se ao hospital para se inteirar da situação. A sobrelotação nas urgências chegou a tal ponto que havia doentes a aguardar dentro das ambulâncias pela sua vez para serem atendidos.
(in Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário