sábado, 12 de abril de 2014

ALMEIRIM quer mais Médicos de Familia!

CUCA – Comissão de Utentes de Concelho de Almeirim
 
COMUNICADO
 
Depois de ser noticiada na comunicação social a saída de três clínicos do Centro de Saúde de Almeirim, veio a diretora do ACES Lezíria, mencionar através da comunicação social, a 19 de março, que estão previstos abrir concursos para colocação de médicos nos centros de saúde do ACES Lezíria, nomeadamente em Almeirim. Em notícia de 29 de março, menciona a Sr.ª diretora que necessita de 26 clínicos para colmatar as falhas existentes em todo o ACES, referindo que tinha ainda de esperar “para saber quantas vagas serão abertas no próximo concurso para colocação de médicos que estão a concluir a especialidade de Medicina Geral Familiar”, o que nos faz depreender que não sabia a esta data a Sr.ª Diretora se seria aberto o concurso para os 26 clínicos necessários. Por fim, em notícia de 9 de abril, refere a Sr.ª Diretora que espera conseguir colmatar as falhas existentes em Almeirim com a colocação de clínicos no referido concurso. Contudo, não é concretizado em nenhuma das notícias, por parte da Sr.ª Diretora, quantos clínicos irão ser colocados em Almeirim, isto é, se irão ser colocados três clínicos, se mais, se menos. 

A CUCA relembra que a situação do concelho não se resolve com a colocação de três clínicos, uma vez que neste momento, e ainda antes da saída das três médicas em questão, existem 6002 utentes privados deste serviço básico e essencial, ou seja, 26% dos inscritos.

Face ao exposto, a CUCA vem por este meio manifestar a sua preocupação e apreensão com toda esta situação. Temos receio que esta falta de concretização do essencial, quantos médicos é que vão ser colocados em Almeirim em particular, e no ACES Lezíria em geral, seja uma estratégia do atual governo, face à proximidade do ato eleitoral que se vive. Como tal, a Comissão de Utentes do Concelho de Almeirim solicitou uma reunião à Sr.ª Diretora do ACES Lezíria, para lhe expor os seus problemas e preocupações, à qual aguarda resposta.
 
Almeirim, 10 de Abril de 2014
 

Sem comentários:

Enviar um comentário