terça-feira, 14 de setembro de 2010

CARTAXO - Concelho recebe unidade de rastreio de cancro da mama




O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em colaboração com a Câmara Municipal do Cartaxo, realiza entre os dias 17 de Setembro e 20 de Dezembro rastreios do cancro da mama a mulheres do concelho, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos. Esta será a quinta vez que a unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro visita o concelho do Cartaxo, sendo que o local dos rastreios não se limitará apenas à cidade, deslocando-se também a Pontével e Vila Chã de Ourique.

O rastreio no concelho do Cartaxo, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e autoridades de Saúde Pública (Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria I - Ribatejo), decorrerá de segunda a quinta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30, e sexta-feira entre as 9h00 e as 13h00, nos seguintes locais:
- Unidade de Saúde Familiar de Pontével: de 17 a 30 de Setembro;
- Junto à Unidade de Cuidados da Comunidade de Vila Chã de Ourique: de 6 a 13 de Outubro;
- Centro de Saúde do Cartaxo: de 15 de Outubro a 20 de Dezembro.

Tendo obtido uma taxa de participação de 32% na última volta, em 2008, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem este ano como objectivo atingir os 70% de comparência ao rastreio. Para o efeito, serão convocadas cerca de 80 mulheres por dia, num total de 4.323 utentes. Esta acção, totalmente gratuita para as utentes, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro, que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença. Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para doentes e familiares. Para a consecução deste programa, são utilizadas unidades de rastreio guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário