sábado, 21 de maio de 2011

Consumismo na Saúde


A Ministra da Saúde afirma que os portugueses exageram nas consultas médicas sem necessidade, levando a um consumismo do SNS. O atendimento por parte de outros Profissionais de Saúde, como Enfermeiros e/ou Terapeutas pode ser uma das soluções. Como exemplo, refere que um hipertenso pode fazer a sua vigilância com o enfermeiro, que controla terapêutica e tensão arterial, não necessitando de ir todos os meses ao médico. Veja a noticia aqui.
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros reconhece também o excesso de idas ao médico por parte dos utentes, e garante que existem alternativas, que permitem aproveitar melhor as competências dos vários Profissionais de Saúde. A própria OMS defende que alargar o “espectro profissional” para os Enfermeiros pode ser uma forma eficiente de melhorar o acesso dos utentes. Veja a noticia aqui.
O que se sabe é que existe falta de Enfermeiros no SNS, e muitos dos que por lá trabalham, têm contratos precários, e salários que não correspondem à realidade do resto dos licenciados do País. Existem ainda, Enfermeiros Especialistas que não são reconhecidos como tal, quer em termos de evolução na carreira, quer a nível salarial. E para esclarecimento da Srª Ministra, a vigilância de saúde de doentes crónicos, como hipertensos e diabéticos, feita por Enfermeiros, já existe há algum tempo.
Publicada por SOS-SNS

Sem comentários:

Enviar um comentário