terça-feira, 18 de outubro de 2011

Serviço Público de telecomunicações em causa


Roubos em série deixa população de Montalvo sem comunicações

Farto de ouvir o povo a reclamar com razão, o presidente da Junta de freguesia de Montalvo, em Constância, Jorge Pereira (PS) denunciou que nos últimos seis meses foram roubados os cabos de telefone na localidade (em cobre) pelo menos 15 vezes. A situação leva a que mais de 70% da população fique sem poder utilizar o telefone até que os fios sejam repostos novamente. O problema é que estes roubos tornaram-se uma prática recorrente levando a que os telefones fiquem quedos e mudos durante alguns dias e que navegar na internet seja uma miragem para quem ali mora.

Jorge Pereira diz que os roubos acontecem quase sempre no mesmo local e que os larápios já sinalizaram a zona. Após a reposição dos fios de cobre é uma questão de dias até que sejam novamente furtados. O autarca já mandou várias queixas ao Provedor das Telecomunicações e encentou um abaixo assinado com 325 assinaturas para que o assunto seja resolvido de vez pela Portugal Telecom. Uma solução passava pela instalação de fibra óptica na freguesia em detrimento dos cabos telefónicos de cobre. Neste momento, os montalvenses não usufruem do serviço de televisão por Cabo, ao contrário do que acontece noutras populações mais perto, pelo que esta opção serviria também para resolver esta mágoa. A instalação de fibra óptica, acredita o autarca, levava ainda a uma melhoria gradual do serviço de telefones e internet.

"Apesar das inúmeras reclamações feitas, a situação está cada vez pior, levando ao descontentamento geral da população", aponta Jorge Pereira, insatisfeito por não ter recebido qualquer resposta. Uma das reclamações mais frequentes da população reside no facto da demora na reposição dos cabos deixar os utentes sem serviço, quer telefónico quer de internet, sem qualquer redução de custo na factura mensal. As reclamações caem em saco roto uma vez que a empresa se desresponsabiliza pelos furtos. "Se não há telefones como é que as pessoas podem reclamar? E quando ligamos para lá começam logo a perguntar quais são so números afectos à linha cortada... O que é certo é que continuamos a pagar sem usufruir o serviço", reclama.
(in Mirante)

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